Em 1973, a Shimano apresentou na IFMA, em Colónia, uma nova transmissão fabricada numa liga de alumínio duradoura, mas ao mesmo tempo leve que é utilizada na indústra aeronáutica e que mudou o mundo do ciclismo profissional, o DURA-ACE. Poucos poderiam imaginar que meio século depois o DURA-ACE continuaria a ser um grupo com tecnologias revolucionárias, usado nas principais provas do mundo.
A Shimano está a festejar o 50º aniversário do DURA-ACE. Desde que foi apresentado, tornou-se rapidamente na escolha de várias equipas profissionais, sendo sinónimo de precisão, velocidade e inovação. Este foi o início de um legado que tem durado décadas e tem permitido a várias gerações de ciclistas alcançar a vitória. Desde que foi lançado, este grupo topo de gama alcançou 11.540 vitórias no ciclismo profissional, incluindo 44 Grandes Voltas e 16 Campeonatos do Mundo.
Este aniversário coincidiu com a celebração da Volta a Itália, uma prova que, curiosamente, há cerca de 35 anos foi o cenário da primeira vitória numa grande volta com o Dura Ace (através do americano Andrew Hampsten, da equipa Seven Eleven, em 1988).
Este grupo continua a ser a referência no que diz respeito a transmissões de competição em ciclismo de estrada. E para festejar este aniversário, a Shimano lançou um site que relembra a história e os momentos mais importantes do DURA-ACE.
MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA
1973. A Shimano apresentou a primeira versão do DURA-ACE em Colónia (no IFMA). Fabricado em duralumínio, uma liga de alumínio duradoura, mas leve e que é usada na indústria aeronáutica. O seu nome mescla as palavras dura (de duralumínio) com "ace", ou seja, "ás".
1976. Foi lançado o DURA-ACE 10, cuja passagem da corrente passou de 12,7 mm (que era o standard na indústria), para 10 mm, o que permitiu reduzir o tamanho do prato, baixando o peso. O ciclista australiano John Nicholson ganhou com o DURA-ACE 10 os Campeonatos do Mundo de pista.
1978. A série DURA-ACE EX 7200 passa a incluir um cubo, um prato diferente e a desmultiplicação sofreu um upgrade funcional. Aproveitando a experiência acumulada na alta competição, foi desenvolvida uma nova filosofia, em que a bicicleta deixou de ser considerada um mero conjunto de peças e passou a ser um conjunto de componentes que funcionam em sintonia.
1980. A aerodinâmica chega à competição. A série DURA-ACE AX 7300 reduz a resistência ao ar e o peso. Para maximizar os efeitos aerodinâmicos, a Shimano construiu um túnel de vento no seu laboratório no Japão.
1984. A série DURA-ACE 7400 implicou uma simplificação do sistema e foi nessa altura que nasceu o sistema indexado da Shimano (SIS), que permite uma alteração rápida das mudanças, uma maior fiabilidade e precisão.
1988. Foi o ano da primeira vitória do DURA-ACE numa Grande Volta: Andy Hampsten (Seven Eleven) ganhou a Volta a Itália.
1990. Foi apresentada a manete de duplo controlo, ou seja, que incorporava o travão e as mudanças numa só alavanca. Isto permitiu aos ciclistas alternar as mudanças mantendo as duas mãos no guiador, o que mudou significativamente as provas de estrada.
1993. Passou a estar disponível o DURA-ACE 7410 de 8 velocidades.
1996. A Shimano lançou a série DURA-ACE 7700 mais leve até essa data. Era 500g mais leve e mais rígida. Tudo isto graças aos cranques ocos Hollowtech e à cassete com carretos HG de 9 velocidades.
1997. A Shimano fez uma parceria com a União Ciclista Internacional. Fundada em 1900 em Paris, a UCI é o organismo que rege o ciclismo mundial, tendo como missão promover e fomentar o ciclismo.
1998. Foi o ano de lançamento de um modelo especial DURA-ACE que celebrou o 25º aniversário.
1999. A primeira vitória na Volta a França com o DURA-ACE 7700.
2001. A Shimano fez um acordo com a Unipublic para proporcionar assistência neutra às equipas e ciclistas em todas as provas espanholas de ciclismo de estrada.
2004. A Shimano pretende converter a potência do ciclista em força motriz através do lançamento da série DURA-ACE 7800. As manetes de duplo controlo mais ergonómicas foram otimizadas. Os cranques Hollowtech II ficaram mais leves e mais rígidos. Atrás, a norma passa a ser as 10 velocidades.
2007. O ciclista espanhol Alberto Contador (Discovery Channel) ganhou a Volta a França com o DURA-ACE 7800.
2008. A Shimano apresentou o HOLLOWGLIDE juntamente com a nova série DURA-ACE 7900. Combina um prato exterior oco que reduz o peso geral, mas mantém a resistência.
2009. Com o lançamento da série DURA-ACE 7900, a rigidez foi melhorada e o peso foi reduzido. Além disso, passa a existir uma nova versão com uma nova tecnologia: a inteligência integrada Digital (Di2), um sistema elétrico que rapidamente começou a ser usado em competição.
2012. Foi lançada a série DURA-ACE 9000. Cada um dos componentes foi totalmente redesenhado. Destacam-se os robustos cranques de quatro braços e o novo sistema de travões SLR-EV. Além disso, tem 11 velocidades.
2013. A Shimano apresenta uma versão Di2 da série 9000 – DURA-ACE 9070. O novo sistema E-TUBE permite conetar o Di2 com um computador, o que possibilita aos ciclistas personalizar as mudanças.
2016. Através dos modelos DURA-ACE R9100 e R9150, ambos lançados em 2016, a SHIMANO eleva ainda mais o desempenho. Os travões de disco são a grande novidade, embora nesta altura fosse possível escolher entre travões de aro ou de disco e mudanças mecânicas ou eletrónicas. Nesta altura foi também apresentado o primeiro medidor de potência da Shimano.
2017. Pela primeira vez na história, todos os vencedores de etapas e camisolas da Volta a França utilizaram componentes DURA-ACE.
2018. A Shimano fez uma parceria com a RCS Sport para prestar assistência neutra na Volta a Itália e em outras provas de ciclismo em todo o mundo.
2021. O DURA-ACE R9200 passa a ser de 12 velocidades e sem fios. É a transmissão mais rápida e inovadora da Shimano. Este modelo oferece a tecnologia HYPERGLIDE+, o que revoluciona o funcionamento das mudanças.
2021. Surge pela primeira vez a Assistência Neutra da Shimano na Volta a França.
2022. Remco Evenepoel sagra-se Campeão do Mundo com DURA-ACE.