comitium

Hoje é um dia especial. A Shimano celebra 100 anos

Criada em 1921, a japonesa Shimano foi ocupando o seu espaço num mercado heterogéneo e em constante mudança. 100 anos volvidos, este colosso continua a inovar, produzindo dos produtos mais fiáveis do mundo.

Hoje é um dia especial. A Shimano celebra 100 anos
Hoje é um dia especial. A Shimano celebra 100 anos

Se não estivéssemos perante uma pandemia, provavelmente estaríamos a festejar efusivamente com a Shimano (mais propriamente com a distribuidora em Portugal, a Sociedade Comercial do Vouga) este marco histórico. 100 anos de existência, 100 anos de inovação e de persistência.

Fundada em Sakai, no Japão, em 1921, por Shozaburo Shimano, esta empresa revolucionou o mundo das bicicletas. Atualmente a Shimano emprega 11 mil pessoas em todo o mundo.

Por mais estranho que pareça, continua a ser predominantemente uma empresa familiar, sendo dirigida por Yozo Shimano.

Entre 1921 e 2021 a Shimano criou um vasto número de produtos que deixam um legado permanente na indústria do ciclismo. São disso exemplo os cubos com mudanças internas, as manetes Dual Control, as cassetes Hyperglide, a comutação Di2, os pedais SPD, entre outras.

Infelizmente não será possível festejar este aniverário, por isso a Shimano vai continuar focada naquilo pela qual é reconhecida, trabalhar no desenvolvimento de tecnologias e deixar que os seus produtos falem por si.

NOVO SITE COMEMORATIVO DOS 100 ANOS E ALBUM FOTOGRÁFICO ESPECIAL

Como é evidente, a Shimano está orgulhosa dos produtos que criou, por isso, e para comemorar estas conquistas, a Shimano vai relembrar alguns dos seus feitos durante estes 100 anos através de um site especifico e de um álbum de fotos (edição limitada), denominado SHIMANO 100 WORKS, lançado pela Shimano para comemorar o seu centésimo aniversário.

Apenas serão disponibilizadas 2000 unidades do álbum comemorativo que ficará disponível através de um pré-registo, sendo depois feita uma seleção por sorteio. O conteúdo deste álbum fotográfico oferece um histórico dos produtos Shimano mais relevantes e surpreendentes.

Este álbum tem 264 páginas (333mm × 265mm × 30mm). O registo para este sorteio deve ser efectuado através do pré-registo no site: www.shimano.com/en/100th/.

Além disso, os fãs da Shimano vão ter a oportunidade de aprofundar mais em detalhe as tecnologias e histórias de desenvolvimento de muitos dos seus produtos favoritos em www.shimano.com/en/100th/.

Yozo Shimano, Presidente da marca, teceu os seguintes comentários para celebrar este aniversário:

“Gostaria de expressar a minha mais profunda gratidão a todos os que nos têm vindo a apoiar ao longo destes longos anos. A história da Shimano iniciou-se em 1921, quando o seu fundador Shozaburo Shimano abriu uma pequena metalúrgica em Sakai, Osaka. Ele construiu a base de desenvolvimento do nosso negócio de componentes para ciclismo ao assumir vários desafios, incluindo o desafio inicial de produzir carretos de roda livre, os quais nessa altura eram basicamente importados para o Japão.

Ao longo do último século, a Shimano sofreu algumas transformações, muitas delas radicais no que toca aos seus negócios e ao seu envolvimento social. Apesar destas mudanças temos vindo constantemente a acompanhar a inovação tecnológica para produzir produtos com alta qualidade e de confiança para os nossos clientes tendo sempre em consideração a nossa missão: promover o bem estar e a felicidade através do contacto com a natureza e do mundo que nos rodeia.

Atualmente, vemos um aumento no número de pessoas que estão preocupadas com o meio ambiente e com a saúde. Além disso, por causa da sensação generalizada de estagnação, muitas pessoas começaram a prestar mais atenção ao ciclismo e à pesca, Vendo estas atividades como um meio para se libertarem do stress diário e energizar o seu corpo e espírito. A Shimano tem plena consciência da importância do seu papel vital na promoção do bem estar e enriquecimento dos estilos de vida ao disponibilizar os seus produtos e ajudar a criar uma sociedade mais sustentável.

Neste centenário, o qual consideramos como o ponto de partida para o próximo século, a Shimano adoptou um novo logo cooperativo, com linha tricolor de verde, azul e um azul mais escuro, que respetivamente simbolizam a terra, o céu e o mar. Essas cores também representam a visão do mundo pela Shimano.

Estamos determinados em transmitir às gerações vindouras o espirito da fabricação e da tecnologia que herdámos do nosso fundador e levar a Shimano a evoluir cada vez, direcionando a empresa para um desenvolvimento e produção digital, dedicada à criação de valor, particularmente ao desenvolvimento de novas gerações no ciclismo e pesca. É neste esforço que eu agradeço o seu apoio continuo.

Dada a importância deste aniversário, a Shimano tem a intenção de presentear com mais alguns excitantes momentos ainda no decorrer deste ano. A Shimano anseia por, num futuro próximo, estar presente em feiras e eventos junto dos seus clientes para celebrar o positivismo do ciclismo."

Arquivado em:

Inovação de estrada do ano 2021

Relacionado

Sapatos Shimano S-Phyre RC902 ganham a categoria Inovação de ciclismo do ano 2021 em Portugal

SC Vouga celebra 75 anos de existência

Relacionado

SC Vouga celebra 75 anos de existência

Pedais Shimano M8120

Relacionado

TESTE: pedais Shimano M8120

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Relacionado

TESTE: Selim PRO Stealth Superlight Carbon

Os melhores videos