comitium

Shimano celebra o 50° aniversário do grupo Dura-Ace

Em 1973 a marca japonesa apresentou na IFMA em Colónia o DURA-ACE, o grupo que revolucionou a alta competição no ciclismo profissional.

Shimano celebra o 50° aniversário do grupo Dura Ace
Shimano celebra o 50° aniversário do grupo Dura Ace

Em 1973, a Shimano apresentou na IFMA, em Colónia, uma nova transmissão fabricada numa liga de alumínio duradoura, mas ao mesmo tempo leve que é utilizada na indústra aeronáutica e que mudou o mundo do ciclismo profissional, o DURA-ACE. Poucos poderiam imaginar que meio século depois o DURA-ACE continuaria a ser um grupo com tecnologias revolucionárias, usado nas principais provas do mundo. 

A Shimano está a festejar o 50º aniversário do DURA-ACE. Desde que foi apresentado, tornou-se rapidamente na escolha de várias equipas profissionais, sendo sinónimo de precisão, velocidade e inovação. Este foi o início de um legado que tem durado décadas e tem permitido a várias gerações de ciclistas alcançar a vitória. Desde que foi lançado, este grupo topo de gama alcançou 11.540 vitórias no ciclismo profissional, incluindo 44 Grandes Voltas e 16 Campeonatos do Mundo. 

Este aniversário coincidiu com a celebração da Volta a Itália, uma prova que, curiosamente, há cerca de 35 anos foi o cenário da primeira vitória numa grande volta com o Dura Ace (através do americano Andrew Hampsten, da equipa Seven Eleven, em 1988). 

p8fom7jaqktpwoidqtdw 200523 095455 scaled
 

Este grupo continua a ser a referência no que diz respeito a transmissões de competição em ciclismo de estrada. E para festejar este aniversário, a Shimano lançou um site que relembra a história e os momentos mais importantes do DURA-ACE

MEIO SÉCULO DE HISTÓRIA

1973. A Shimano apresentou a primeira versão do DURA-ACE em Colónia (no IFMA). Fabricado em duralumínio, uma liga de alumínio duradoura, mas leve e que é usada na indústria aeronáutica. O seu nome mescla as palavras dura (de duralumínio) com "ace", ou seja, "ás". 

1976. Foi lançado o DURA-ACE 10, cuja passagem da corrente passou de 12,7 mm (que era o standard na indústria), para 10 mm, o que permitiu reduzir o tamanho do prato, baixando o peso. O ciclista australiano John Nicholson ganhou com o DURA-ACE 10 os Campeonatos do Mundo de pista.

1978. A série DURA-ACE EX 7200 passa a incluir um cubo, um prato diferente e a desmultiplicação sofreu um upgrade funcional. Aproveitando a experiência acumulada na alta competição, foi desenvolvida uma nova filosofia, em que a bicicleta deixou de ser considerada um mero conjunto de peças e passou a ser um conjunto de componentes que funcionam em sintonia.

1980. A aerodinâmica chega à competição. A série DURA-ACE AX 7300 reduz a resistência ao ar e o peso. Para maximizar os efeitos aerodinâmicos, a Shimano construiu um túnel de vento no seu laboratório no Japão. 

1984. A série DURA-ACE 7400 implicou uma simplificação do sistema e foi nessa altura que nasceu o sistema indexado da Shimano (SIS), que permite uma alteração rápida das mudanças, uma maior fiabilidade e precisão. 

1988. Foi o ano da primeira vitória do DURA-ACE numa Grande Volta: Andy Hampsten (Seven Eleven) ganhou a Volta a Itália. 

1990. Foi apresentada a manete de duplo controlo, ou seja, que incorporava o travão e as mudanças numa só alavanca. Isto permitiu aos ciclistas alternar as mudanças mantendo as duas mãos no guiador, o que mudou significativamente as provas de estrada. 

1993. Passou a estar disponível o DURA-ACE 7410 de 8 velocidades.

1996. A Shimano lançou a série DURA-ACE 7700 mais leve até essa data. Era 500g mais leve e mais rígida. Tudo isto graças aos cranques ocos Hollowtech e à cassete com carretos HG de 9 velocidades. 

1997. A Shimano fez uma parceria com a União Ciclista Internacional. Fundada em 1900 em Paris, a UCI é o organismo que rege o ciclismo mundial, tendo como missão promover e fomentar o ciclismo. 

1998. Foi o ano de lançamento de um modelo especial DURA-ACE que celebrou o 25º aniversário.

1999. A primeira vitória na Volta a França com o DURA-ACE 7700.

2001. A Shimano fez um acordo com a Unipublic para proporcionar assistência neutra às equipas e ciclistas em todas as provas espanholas de ciclismo de estrada. 

2004. A Shimano pretende converter a potência do ciclista em força motriz através do lançamento da série DURA-ACE 7800. As manetes de duplo controlo mais ergonómicas foram otimizadas. Os cranques Hollowtech II ficaram mais leves e mais rígidos. Atrás, a norma passa a ser as 10 velocidades. 

2007. O ciclista espanhol Alberto Contador (Discovery Channel) ganhou a Volta a França com o DURA-ACE 7800.

2008. A Shimano apresentou o HOLLOWGLIDE juntamente com a nova série DURA-ACE 7900. Combina um prato exterior oco que reduz o peso geral, mas mantém a resistência. 

2009. Com o lançamento da série DURA-ACE 7900, a rigidez foi melhorada e o peso foi reduzido. Além disso, passa a existir uma nova versão com uma nova tecnologia: a inteligência integrada Digital (Di2), um sistema elétrico que rapidamente começou a ser usado em competição. 

2012. Foi lançada a série DURA-ACE 9000. Cada um dos componentes foi totalmente redesenhado. Destacam-se os robustos cranques de quatro braços e o novo sistema de travões SLR-EV. Além disso, tem 11 velocidades. 

2013. A Shimano apresenta uma versão Di2 da série 9000 – DURA-ACE 9070. O novo sistema E-TUBE permite conetar o Di2 com um computador, o que possibilita aos ciclistas personalizar as mudanças.

2016. Através dos modelos DURA-ACE R9100 e R9150, ambos lançados em 2016, a SHIMANO eleva ainda mais o desempenho. Os travões de disco são a grande novidade, embora nesta altura fosse possível escolher entre travões de aro ou de disco e mudanças mecânicas ou eletrónicas. Nesta altura foi também apresentado o primeiro medidor de potência da Shimano. 

2017. Pela primeira vez na história, todos os vencedores de etapas e camisolas da Volta a França utilizaram componentes DURA-ACE.

2018. A Shimano fez uma parceria com a RCS Sport para prestar assistência neutra na Volta a Itália e em outras provas de ciclismo em todo o mundo. 

2021. O DURA-ACE R9200 passa a ser de 12 velocidades e sem fios. É a transmissão mais rápida e inovadora da Shimano. Este modelo oferece a tecnologia HYPERGLIDE+, o que revoluciona o funcionamento das mudanças. 

2021. Surge pela primeira vez a Assistência Neutra da Shimano na Volta a França. 

2022. Remco Evenepoel sagra-se Campeão do Mundo com DURA-ACE. 

Arquivado em:

Hoje é um dia especial. A Shimano celebra 100 anos

Relacionado

Hoje é um dia especial. A Shimano celebra 100 anos

Já testámos o novo ecossistema elétrico da Shimano

Relacionado

Já testámos o novo ecossistema elétrico da Shimano

Shimano emite aviso de recolha de avanço defeituoso Pro Vibe de alumínio

Relacionado

Shimano emite aviso de recolha de avanço defeituoso Pro Vibe de alumínio

Shimano incorpora uma nova sola na sua gama de sapatos para XC

Relacionado

Shimano incorpora uma nova sola na sua gama de sapatos para XC

Shimano Dura Ace Di2 é a Inovação do Ano 2022

Relacionado

Shimano Dura Ace Di2 é a Inovação do Ano 2022

Novo grupo Shimano Dura Ace R920 apresentado com várias novidades

Relacionado

Novo grupo Shimano Dura Ace R920 apresentado com várias novidades