A Shimano tem controlos de qualidade em todos os seus produtos e detetou um potencial problema de separação da liga nos pedaleiros de estrada Hollowtech II de 11 velocidades que foram produzidos entre 1 de Junho de 2012 e 30 de Junho de 2019, inclusive.
A marca implementou um aviso internacional de inspeção e substituição voluntária destes pedaleiros, sendo o processo bastante simples. Na prática, a Shimano vai mandar os retalhistas autorizados Shimano inspecionar os pedaleiros que se enquadram nas condições que referimos - relembramos, produzidos antes de Julho de 2019 - e os que não passarem na inspeção serão devidamente substituídos. Não há necessidade de substituição dos pedaleiros que passarem no processo de inspeção.
Convém salientar que nem todos os pedaleiros Hollowtech II de 11 velocidades precisam de ser inspecionados. Somente os fabricados dentro da faixa temporal que referimos (entre 1 de junho de 2012 e 30 de junho de 2019, inclusive) têm de ser inspecionados.
Os consumidores devem seguir o processo de identificação e inspeção do seu pedaleiro como apresentado abaixo ou visitar bike.shimano.com para obter informações mais detalhadas.
COMO VERIFICAR O CRANQUE E COMO É O PROCESSO DE INSPEÇÃO
PASSO 1 – Determinar se o teu pedaleiro necessita ser inspecionado. Os produtos afetados são os pedaleiros DURA-ACE e ULTEGRA com os seguintes números de modelo: ULTEGRA FC-6800, FC-R8000 e DURA-ACE FC-9000, FC-R9100 e FC-R9100-P. Os números de modelo estão gravados no interior do cranque do pedaleiro, perto da parte inferior do cranque.
O número de modelo no cranque do teu pedaleiro corresponde aos números de modelo acima mencionados? Se a resposta for não, o pedaleiro não está afetado, por isso não é necessário mais nenhuma ação. Se a resposta for sim, continua a ler.
PASSO 1-B – Identificar o código de produção estampado no cranque do pedaleiro.
Um código de produção está gravado no interior do cranque do pedaleiro, perto da parte inferior junto à furação para o pedal (ver o quadrado azul na imagem acima). Os modelos afetados são de produção anterior a julho de 2019 e têm os seguintes códigos de produção de duas letras:
KF, KG, KH, KI, KJ, KK, KL, LA, LB, LC, LD, LE, LF, LG, LH, LI, LJ, LK, LL, MA, MB, MC, MD, ME, MF, MG, MH, MI, MJ, MK, ML, NA, NB, NC, ND, NE, NF, NG, NH, NI, NJ, NK, NL, OA, OB, OC, OD, OE, OF, OG, OH, OI, OJ, OK, OL, PA, PB, PC, PD, PE, PF, PG, PH, PI, PJ, PK, PL, QA, QB, QC, QD, QE, QF, QG, QH, QI, QJ, QK, QL, RA, RB, RC, RD, RE e RF.
O código de produção no cranque do teu pedaleiro corresponde a algum dos códigos de produção de duas letras acima mencionado? Se a resposta for não, o pedaleiro não está afetado, não é necessário mais nenhuma ação. Se for sim, continua a ler.
A Shimano está a pedir aos consumidores que tenham um produto afetado que contatem um retalhista Shimano autorizado para agendar uma inspeção gratuita do pedaleiro. Do mesmo modo, se não conseguirem verificar o código de produção, devem contatar uma loja local que trabalhe com Shimano.
PASSO 2 – Levar a bicicleta a uma loja para inspeção
A Shimano desenvolveu um processo de inspeção do pedaleiro e fornecerá instruções claras e tutoriais aos retalhistas. A Shimano prevê que as inspeções sejam possíveis a partir de 1 de Outubro de 2023. Mais pormenores serão anunciados brevemente através de bike.shimano.com/en-EU/information/customer-services/corrective-actions/important-safety-notice-11-speed-hollowtech-road-cranksets-inspection-program.html ou através do site bike.shimano.com.
A loja inspecionará o pedaleiro para detectar sinais de separação ou delaminação da liga. Os consumidores cujos pedaleiros apresentem sinais de separação ou delaminação durante a inspeção receberão um pedaleiro de substituição gratuito da Shimano, que será instalado profissionalmente pela loja. Se o teu pedaleiro após a inspeção necessitar de ser substituído, não o utilizes mais. Se um pedaleiro de substituição estiver temporariamente indisponível, vais receber uma notificação da Shimano através da loja para te informar sobre o tempo de disponibilidade.
O pedaleiro de substituição será uma versão especial, que pode apresentar um aspeto estético ligeiramente diferente, mantendo igual nível de desempenho.
CONTATOS
Para mais informações, visita o site da SHIMANO em https://bike.shimano.com/en-EU/information/customer-services/corrective-actions.html. A partir do site, podes contatar o centro de atendimento da Shimano, que foi criado especificamente para o programa de inspeção dos pedaleiros.
COMPROMISSO COM A QUALIDADE ACIMA DE TUDO
Desde 1921, a Shimano tem-se empenhado em produzir componentes da mais alta qualidade, mais duráveis e fiáveis. Os produtos da marca nipónica têm a confiança de milhões de ciclistas em todo o mundo, em todas as categorias e disciplinas. A marca faz questão de pedir desculpa por qualquer inconveniente e preocupação que esta inspeção possa vir a causar.