O ciclismo não é praticado apenas por aqueles que se focam na alta velocidade e nos watts. Há também quem goste de apreciar a paisagem, viver experiências e pedalar simplesmente pelo prazer que isso proporciona. A Scott reinventou a emblemática Addict com um foco renovado. Trata-se agora de uma bicicleta pensada para quem pretende percorrer longas distâncias com conforto, estilo e eficiência.
Esta nova Scott Addict 2026 pretende ser a bicicleta perfeita para um largo espectro de utilizadores, graças à sua geometria relaxada que dá prioridade ao conforto sem sacrificar o rendimento, convertendo cada volta numa experiência mais confortável e acessível.
No passado mês de Junho tivemos a oportunidade de a testar num local idílico, a Selva Negra, na Alemanha. Neste artigo, além de mostrarmos os detalhes, podemos desde já adiantar um detalhe: cumpre aquilo que promete.
RELMENTE CONFORTÁVEL
Embora seja uma bicicleta para longas distâncias, a nova Addict herda a genética desportiva. É rígida nos pontos chave como a direção e o eixo pedaleiro, assegurando um comportamento ágil e reativo.
Mas o seu ponto mais forte é o conforto que proporciona, fruto de um tubo de selim redesenhado, que é mais flexível graças ao seu perfil mais estreito, bem como às escoras mais baixas, que permitem uma absorção de vibrações muito maior do que a Addict RC. Em andamento isso é notório, sendo uma bicicleta firme, que responde com precisão, controlo e conforto.
O espaço para as rodas foi ampliado e embora todos os modelos incluam pneus de 34 mm, é possível montar até 38 mm, o que significa que a estabilidade está assegurada, curvando com mais tração. Além disso, se usarmos menos pressão, o conforto aumentará exponencialmente e a resistência ao rolamento em superficies rugosas será menor. Até a podes usar em estradões compactos de terra.
GEOMETRIA: RELAXADA, MAS RÁPIDA
A geometria foi ajustada de modo a permitir adotar uma posição de condução mais erguida e natural. A testa da direção é mais alta e o Reach é mais curto 5 mm.
Basicamente, a postura é equivalente a uma Addict RC com 35 mm de espaçadores, mas neste caso sem a necessidade de os usar. Além disso, o stack aumentou 5 mm e as escoras traseiras são 2 mm mais curtas, melhorando a manobrabilidade e a agilidade, sem sacrificar o conforto. Esteticamente, achamos que é mais bonita.
O quadro é realmente leve. Está disponivel em dois niveis, o carbono HMX com fibras de alto módulo - modelos topo de gama - e pesa 780g; e o carbono HMF, mais acessível e barato, sendo 70g mais leve do que a versão anterior.
PREPARADA PARA TUDO
Todos os novos modelos Addict 2026 têm um compartimento integrado diretamente no tubo diagonal, perto do eixo pedaleiro. Esta zona de armazenamento permite guardar um kit de reparação. Como está situado numa posição baixa do quadro, otimiza o centro de gravidade e minimiza o peso adicional. Segundo os engenheiros da marca, a penalização em termos de peso é de apenas 25g.
A tampa que fecha este compartimento pesa 9,5 gramas e é fabricada em plástico injetado e carbono, sendo o sistema de fixação intuitivo e fácil de usar. Além disso, se perderes esta tampa, a marca assegura peças de substituição. Os dois modelos topo de gama - Premium e 10 - incluem o kit SAVE THE DAY, desenhado para que fique perfeitamente integrado no interior e conta com uma câmara de ar, bomba e desmontas. Em todo o caso, este kit está à venda em separado e custa 60€.
A Scott também desenvolveu uma bolsa personalizada que encaixa perfeitamente no triângulo frontal do quadro, possibilitando guardar um impermeável, colete, alimentação, o telemóvel, ou carteira. O acesso é fácil e rápido: possui um fecho no lado direito que permite abrir com uma só mão, enquanto o bolso elástico no lado esquerdo facilita o acesso rápido ao que precisarmos.
Podemos retirar esta bolsa facilmente e os discretos pontos de fixação como estão situados debaixo do tubo superior, ficam ocultos (depois basta colocar umas tampas de borracha fornecidas pela marca). Esta bolsa não está incluída na compra da bicicleta, mas pode ser comprada à parte e está disponível nos tamanhos S, M e L (no tamanho mais pequeno a fixação é feita através de velcro).
Cada detalhe foi pensado e estudado minuciosamente. Tal como na Addict RC, a nova Addict 2026 pode ser facilmente ajustada, dado que a marca simplificou as especificações dos parafusos, por isso, todos os modelos incluem uma prática ferramenta T25 integrada numa das extremidades do guiador, com a qual podemos ajustar o avanço, guiador, espigão e os porta-bidons.
COMPONENTES SYNCROS
A nova Addict está desenhada para se adaptar ao ciclista. A sua compatibilidade com a gama de componentes Syncros permite personalizar vários componentes, como o cockpit. Os guiadores redondos já não estão na moda e todos os da gama Addict têm superfícies ergonómicas e suaves, para melhorar a posição e o rendimento.
O espigão tem um formato em D, permitindo instalar magneticamente uma luz traseira, ficando perfeitamente integrada na estrutura, sem sacrificar a aerodinâmica e o peso. Infelizmente esta luz não está integrada de série em nenhum modelo. A braçadeira redonda do aperto do espigão também foi substituída por um sistema integrado, igaul ao da Addict RC, proporcionando um aspeto mais limpo.
GAMA SCOTT ADDICT 2026
A gama da Scott Addict 2026 é composta por seis modelos, todos eles disponíveis num amplo leque de tamanhos que vão do XXS ao XXL e os preços vão dos 2.399,99€ até aos 6.799,99€.
ADDICT PREMIUM
Quadro de carbono HMX, transmissão Shimano Dura-Ace, cockpit Syncros e rodas Fulcrum Wind 42 DB Carbon. Custa 6.799,99€ e pesa 7,4 kg. Só está disponível numa cor: cinzento.
ADDICT 10
Foi precisamente o modelo que tivemos a oportunidade de testar durante a apresentação. Esta bicicleta está equipada com a nova versão da transmissao SRAM Force e as rodas são as Fulcrum Wind 42 DB Carbon, uma combinação que deixa claras as suas intenções. Para além de ter um comportamento irrepreensível em todos os terrenos é ágil, reativa e confortável. A sua estética também nos chamou a atenção devido à elegante côr cinza com um subtil tom roxo. Só lamentamos não incluir o cockpit da Syncros. Custa 5.899,99€ e pesa 7,8 kg.
ADDICT 20
Este é o primeiro modelo com carbono HMF e está disponível em três cores. Vem montada com Shimano Ultegra Di2 e as mesmas rodas que os dois modelos anteriores. Pesa 8,3 kg e custa 4.599,99€.
ADDICT 30
Quadro HMF, rodas Syncros Capital 1.0 40 Disc, transmissão Shimano 105 Di2, 8,5 kg de peso e custa 3.499,99€. Está disponível em três cores.
ADDICT 40
Quadro fabricado em fibra de carbono HMF, transmissão Shimano 105 Di2, rodas Syncros RP2.D e disponibilidade em três cores. Pesa 8,9 kg e custa 2.999,99€.
ADDICT 50
É a mais barata da gama e custa somente 2.399,99€. O quadro é fabricado em carbono HMF e a montagem inclui uma transmissão Shimano 105. Pesa 9 kg e está disponível em três cores.
Poderás encontrar mais informações em scott-sports.com.