No dia em que festejou 33 anos, Peter Sagan deu a conhecer uma notícia que chocou meio mundo. O eslovaco vai abandonar o ciclismo de estrada profissional no final da temporada - após 15 anos no pelotão internacional - e focar-se no BTT, com o objetivo de ir aos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na vertente de XCO.
O ciclista da TotalEnergies deu uma conferência de imprensa no dia de descanso da Volta a San Juan para anunciar esta decisão. Lembramos que o eslovaco sempre disse aos microfones da revista portuguesa Ciclismo a fundo e da revista BIKE, que o BTT era a sua paixão. Aliás, quando ganhou os Campeonatos do Mundo de XCO na categoria júnior, tanto ele como o seu pai disseram-nos que provavelmente iriam receber inúmeros convites de equipas de estrada, mas asseguraram que a sua grande paixão era o XCO e o contato com a natureza. Pois bem, o regresso será já no final desta época.
Sagan deu uma conferência de imprensa no Autódromo de Villicum, perto de San Juan, e rodeado de colegas de equipa, técnicos e auxiliares, disse: "Chegou o momento. Vou terminar esta temporada e depois vou preparar-me para os Jogos Olímpicos em BTT".
No seu palmarés, Peter Sagan tem 12 vitórias na Volta a França, 4 na Volta a Espanha e venceu a mítica Paris-Roubaix e Tour de Flandres, entre outras provas de relevo. No total soma 121 vitórias desde que se estreou como profissional. Atualmente cumpre a sua segunda temporada como ciclista da TotalEnergies e no seu calendário está previsto participar este ano nas clássicas Milão-San Remo, Paris-Roubaix, bem como na Volta a França.
"O Bicho", como é carinhosamente conhecido no pelotão, comentou que adora estar com o seu filho Marlon e que agora vê a vida de diferentes perspetivas, não só como ciclista. "Nunca quis competir até aos 40 anos. Acho que agora chegou o momento. E se puder terminar a minha carreira em Paris nos Jogos Olímpicos, melhor ainda".
Existe a possibilidade de continuar na TotalEnergies como atleta de BTT em 2024 e também não ficou descartada a possibilidade de participar ocasionalmente em algum evento de estrada que não seja WorldTour.
Sagan participou na prova de XCO nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, mas admitiu que a sua decisão de competir em Paris 2024 não "implica tentar ganhar uma medalha. Não quero pressão. Sempre quis terminar a minha carreira no BTT e 2024 será um ano olímpico. Quero participar por livre iniciativa, não por iniciativa de mais ninguém", concluiu.