A marca alemã apresentou a bicicleta que faltava no seu catálogo de elétricas. A nova Neuron:ONfly é a grande aposta no segmento das ebikes de BTT leves destinadas a Trail puro e duro e todas trazem o motor Bosch SX. Estes são os principais destaques:
1. QUATRO QUADROS DE CARBONO
Para obter a máxima leveza, obviamente o único material disponível na coleção é o carbono na versão CF.
Neste quadro, os engenheiros da marca e os designers conseguiram proporcionar linhas elegantes e sofisticadas.
O objetivo, além de estético, foi criar uma bicicleta equilibrada e muito integrada.
2. MOTOR BOSCH SX
Não foi o primeiro motor desenvolvido para ebikes leves nem sequer é o mais personalizável em termos de comportamento, mas aos poucos está a ganhar cada vez mais adeptos pelo seu desempenho e fiabilidade.
Face aos rivais, nota-se que é um motor mais vivo e rápido em termos de reações, fazendo com que os seus 55 Nm e 600 W de potência máxima (a potência nominal ronda 250 W) pareçam bastante mais.
3. BATERIAS DE 400 WH + 250 WH
Todas as Neuron:ONfly trazem de origem a bateria Bosch CompacTube de 400 Wh, que possui uma elevada densidade de células. Segundo a marca, podemos fazer subidas com mais de 1.000 metros de desnível positivo mesmo com o modo Turbo ativado.
Além disso, a ONfly é compatível com o range extender PowerMore de 250 Wh, o que no total significa 650 Wh de capacidade.
4. 140 MM DE CURSO E RODAS 29”
Este modelo tem 140 mm de curso e rodas de 29 polegadas nos dois eixos, para a máxima polivalência e versatilidade. A geometria é moderna, para a máxima estabilidade, mas com foco na agilidade e conforto. A altura do eixo pedaleiro foi reduzida para 355 mm e o tubo de selim é mais curto, mas ao mesmo tempo é compatível com espigões telescópicos de longo curso.
O Reach tem 460 mm no tamanho M e o ângulo de direção está mais aberto (64,5º), para podermos enfrentar sem medo as descidas mais verticais.
O quadro é fabricado em 5 tamanhos, do XS ao XL, ou seja, pode ser usado por bikers entre 1,58 até aos 2 metros de altura. Para equilibrar a arquitetura da bicicleta e o seu comportamento, no tamanho XS o curso é de 130 mm.
5. SISTEMA DE AMORTECIMENTO TRASEIRO DE TRIPLA FASE
O comportamento do amortecedor traseiro é sensível no início, depois a meio do curso é mais estável e no final é mais progressivo. Este sistema, denominado Triple Fase Suspension é herado das bicicletas de longo curso da marca alemã, como a Sender de DH e proporciona estabilidade, mesmo nas zonas mais complicadas.
Este sistema foi personalizado para que os maiores picos de tensão da corrente movida pelo motor não interfiram excessivamente no funcionamento do sistema de amortecimento
6. SILENCIOSA E PROTEGIDA
Embora seja uma bicicleta elétrica leve, isso não significa que não venha carregada de soluções inovadoras.
O interior do quadro tem guias para a cablagem do motor. Isto não só evita ruídos, como impossibilita que as mangueiras e os cabos se cruzem e se possam estragar.
O protetor de escora também possui uma espécie de barbatana que amortece as pancadas da corrente, protegendo a escora ao máximo. Junto ao prato também podemos encontrar uma guia de corrente que protege mais, evitando que a corrente saia.
Como não podia deixar de ser, traz bloqueio de rotação Impact Protector Unit.
7. PESOS ENTRE 19,1 E 20,4 KG
Os quatro modelos disponíveis trazem suspensões Fox 34 e RockShox Pike, bem como rodas de boa qualidade e pneus específicos para Trail com compostos reforçados.
Também podemos encontrar travões SRAM Code e Shimano XT de duplo piston.
- Neuron:ONfly CF LTD: 19,1 kg (tamanho M). 7.149 euros.
- Neuron:ONfly CF9: 19,9 kg (tamanho M). 6.249 euros.
- Neuron:ONfly CF8: 19,6 kg (tamanho M). 4.999 euros.
- Neuron:ONfly CF7: 20,3 kg (tamanho M). 4.349 euros.
Poderás obter mais informações em www.canyon.com.