À primeira vista parece uma Canyon Lux World Cup com um quadro um pouco mais compacto. Mas não é...
Se olharmos bem, vemos que os tubos são ligeiramente mais robustos e em vez de uma suspensão Fox 32 encontramos uma Fox 34 Step Cast, um espigão telescópico com bastante curso, bem como pneus mais largos e agressivos. Trata-se da nova Lux Trail, um modelo totalmente novo e diferente da World Cup, com 115 mm de curso atrás e 120 mm à frente.
CONCEÇÃO ESPECÍFICA
Na geração anterior da Lux existiam duas variantes, a World Cup mais focada nas provas de XCO e a Trail, com um pouco mais de curso (110 mm atrás e 120 à frente) e uma montagem um pouco diferente. Mas em ambos os casos era o mesmo quadro e a mesma geometria, exceto nos ângulos, dado que a versão de Trail tinha uma suspensão mais comprida. Em meados de 2022, a marca de Koblenz renovou o modelo World Cup, mantendo os 100 mm de curso e um foco na alta competição, mas a versão de Trail não sofreu alterações, mantendo o quadro da geração anterior.
Nesta imagem vemos as diferenças entre os modelos Lux Trail e World Cup.
Agora sabemos porque motivo a versão de Trail não foi alterada ao mesmo tempo da World Cup nova. A Canyon optou por desenvolver de raiz uma versão totalmente nova e diferente, mas mantendo o mesmo nome.
Pesa 10,56 kg no tamanho M, passando a 11,18 kg se adicionarmos todos os acessórios, como porta-bidons, etc.
Obviamente partilha algumas características com a sua irmã de XCO, no entanto salta à vista o seu quadro mais compacto que tem um sloping maior no tubo principal. Aliás, o tubo de selim mede 35 mm a menos no tamanho M e em termos gerais tem um aspeto mais ágil e com mais valências nas descidas.
Isto também faz com que o segundo bidon de água que levarmos no quadro não possa ser dos grandes (de 750 ml), estando limitado (pelo menos no tamanho M que testámos) a 600 ml. Como é óbvio, a geometria difere da World Cup nos pontos mais importantes, como o ângulo de direção que é 1,5º mais relaxado (67º), e o ângulo de selim que é 1º mais vertical (76º).
A testa da direção é 5 mm mais comprida do que a World Cup para adotarmos uma posição de condução mais elevada e tem escoras 3 mm mais compridas (435 mm), fazendo com que a distância entre eixos tenha crescido 4 mm no tamanho M (1.180 mm). Quanto ao Reach, mede 460 mm, um centímetro a mais do que na World Cup.
Nas novas versões do modelo Lux Trail existem dois tipos de quadro em carbono. O primeiro é o CFR que está presente nas duas montagens mais caras e que pesa 2.005g, enquanto o segundo é o CF, montado nas versões mais baratas e pesa 2.121g. Estes pesos dizem respeito ao tamanho M e incluem todo o hardware e proteções, mas não incluem o amortecedor e o bloqueio remoto.
Nesta tabela podemos ver os pesos de todas as peças e componentes presentes neste modelo.
PENSADA PARA TODO O TIPO DE AVENTURAS
A nova Trail inclui detalhes como um bloqueio de rotação da direção, cablagem interna através da direção, cabo do amortecedor escondido no interior do quadro e eixo traseiro Quixl que oculta a alavanca no interior do próprio eixo. Mas também há outro pormenor que vale a pena mencionar, como um espaço para arrumação de ferramentas
O compartimento no tubo principal permite guardar uma botija de CO2, bem como um aplicador e debaixo do tubo horizontal uma prática multiferramenta pode salvar-nos a volta caso precisemos de reapertar algum componente. O suporte segura bastante bem esta multiferramenta, por isso temos a certeza de que dificilmente cairá em andamento. Por último, mas não menos importante, inclui aplicadores de tacos Sahmurai integrados nas tampas do guiador.
No interior do quadro podemos levar uma bolsa de acessórios com uma câmara de ar, tacos para tubeless, desmontas e uma botija de CO2 extra.
A nova localização do link do sistema de amortecimento traseiro, além de alterar o comportamento em termos de compressão, faz com que o sistema de rolamentos e o eixo de rotação trabalhem com menos carga e stress.
Todos os pontos de rotação foram reforçados para que a durabilidade seja muito elevada. A Lux Trail alcança a categoria 3 na classificação das bicicletas de BTT consoante o seu peso, ou seja, está na mesma categoria que a sua irmã Neuron.
A Lux Trail também passa a ter um novo guiador integrado fabricado numa só peça, o CF0037, com medidas mais focadas no Trail (elevação de 15 mm, largura de 76 mm e extremidades inclinadas 6º para cima), o qual pesa 275g. O avanço tem um comprimento de 50 mm e a cablagem segue pelo seu interior através dos espaçadores, conferindo um aspeto mais limpo.
NOVA CINEMÁTICA
Para além dos pormenores que referimos, a cinemática do amortecedor traseiro também é diferente. Se olharmos para a zona do link, vemos que é diferente da World Cup.
Na World Cup o link abraça o tubo de selim, enquanto neste modelo está alojado no tubo superior. Isto faz com que a cinemática seja muito diferente e de certa forma oposta.
Se na World Cup o comportamento é progressivo-linear, dando prioridade ao desempenho desportivo, sacrificando um pouco a sensibilidade inicial, nesta versão de Trail a primeira parte do curso é ligeiramente regressiva - pelo menos até à zona de sag - e depois passa a ser progressiva.
Isto significa que a Lux Trail tem um sistema que é muito sensível na parte inicial do curso e depois vai lendo o terreno com grande aprumo, sobretudo nos primeiros 30 mm de curso (que é onde se localiza o sag), sendo muito prestável sobretudo em terrenos difíceis, proporcionando muita tração. Na zona intermédia do curso estabiliza para evitar que quando estamos a pedalar se afunde em demasia na parte traseira e esgote com facilidade em impactos fortes.
Este tipo de sistemas mais sensíveis no início do curso parece não ser do agrado de todos, porque são um pouco menos reativos no terreno, por isso a Canyon instalou bloqueios remotos de três posições tanto nas montagens que incluem suspensões Fox como nas com suspensões RockShox, com uma posição intermédia que nos permite personalizar a resposta do amortecedor. Além do mais, há duas configurações possíveis nos amortecedores, em função do tamanho, por isso no XS e M podemos ajustar a compresão e a recuperação, enquanto no L e XL o sistema hidráulico é mais firme e restringe mais a passagem do óleo, para responder melhor ao peso mais elevado do utilizador e à maior pressão de ar do sistema.
Há seis modelos no total, com preços que vão dos 2.949 aos 7.599 euros
COMPORTAMENTO
A Lux Trail proporciona muitas sensações diferentes. Por um lado, é muito leve - a versão que testámos no tamanho M pesa 11,18 kg sem pedais, mas com todos os acessórios incluídos (bolsa com todas as ferramentas, bidons, etc) e quando retirámos tudo ficou a pesar 10,56 kg -.
Trata-se de facto de um peso muito bom se tivermos em conta que se trata de uma bicicleta bastante robusta e bem equipada, com um conjunto de pneus e rodas escolhidas a dedo e ainda com um espigão de selim telescópico com 150 mm de curso. Traz também travões Shimano XTR de dois pistões em vez de quatro - um pormenor que pessoalmente não apreciámos.-. É eficiente e ao mesmo tempo bastante confortável graças ao sistema de amortecimento e à posição de condução. Embora seja ligeiramente mais comprida do que a World Cup, como o tubo de selim é bastante vertical e o avanço só tem 50 mm de comprimento (e é mais elevado), pedalamos bastante mais erguidos e com muito menos pressao na zona lombar. Em todo o caso, preferíamos um avanço ligeiramente mais comprido e inclinado para uma condução mais "racing" desta bicicleta. Mesmo assim, se o intuito é adotar ritmos mais tranquilos ou aproveitar ao máximo as virtudes desta bicicleta, está perfeita com esta montagem que vem de origem.
Em traços gerais, rola muito bem, apesar de o curso inicial ser muito suave e sensível, mas após esse ponto estabiliza e é muito eficiente. Em todo o caso, caso queiras fazer algumas picardias com os teus amigos nos teus trilhos favoritos, avisamos já que na parte traseira não nos parece ser a bicicleta mais reativa. Mesmo assim, graças à posição intermédia de bloqueio conseguimos que a compressão se reduza, fazendo com que as oscilações quando pedalamos mais energicamente sejam mais controladas.
A Canyon Lux Trail 2024 representa o exemplo de como deveria ser a bicicleta de Down Country perfeita
As boas notícias surgem sobretudo quando entramos nos trilhos, sobretudo nos mais difíceis. É aqui que o sistema - quando a compressão está aberta - funciona a 100%, lendo com grande naturalidade o percurso e devorando tudo o que encontra pela frente. A tração em subida é muito boa e a parte traseira não se comprime em excesso (algo que pode fazer com que os pedais batam em pedras ou degraus quando estamos a subir) e nesse aspeto demarca-se da concorrência mais direta. Em descidas, tem um tato menos seco e mais suave do que uma bicicleta de XC pura, sobretudo em altas velocidades, mostrando ser mais estável.
Este sistema de amortecimento e os componentes denotam claramente quais foram as intenções da Canyon: torná-la mais eficiente, aventureira, polivalente e divertida.
MODELOS, PESOS E PREÇOS
A nova Lux está à venda em seis versões, as duas mais caras com quadro CFR e as quatro restantes com quadro CF.
Canyon Lux Trail LTD CFR. 11,66 kg. 7.599 €
Quadro carbono CFR. Transmissão SRAM XX1 AXS. Suspensões RockShox SID Ultimate/SIDLuxe Ultimate 3-Pos. Travões SRAM Level Ultimate Stealth. Espigão RockShox Reverb AXS . Rodas DT Swiss XRC1200.
Canyon Lux Trail CFR (modelo testado). 11,25 kg. 6.249 €
Quadro carbono CFR. Transmissão Shimano XTR. Suspensões Fox 34 SC Factory/Float SL Factory 3-Pos. Travões Shimano XTR. Espigão Fox transfer SL Factory. Rodas DT Swiss XRC1200.
Canyon Lux Trail CF 9. 12,45 kg. 5.099 €
Quadro carbono CF. Transmissão SRAM GX Eagle AXS Transmission. Suspensões RockShox SID Select+/SIDLuxe Select+ 3-Pos. Travões SRAM Level Silver Stealth. Espigão RockShox Reverb AXS . Rodas DT Swiss XRC1501.
Canyon Lux Trail CF 8. 12,48 kg. 4.199 €
Quadro carbono CF. Transmissão Shimano Deore XT. Suspensões Fox 34 SC Performance Elite/Float SL Performance Elite 3-Pos. Travões Shimano SLX. Espigão Fox transfer SL Performance Elite. Rodas DT Swiss XRC1700.
Canyon Lux Trail CF 7. 12,9 kg. 3.299 €
Quadro carbono CF. Transmissão Shimano SLX. Suspensões Fox 34 SC Performance/Float SL Performance Elite 3-Pos. Travões Shimano SLX. Espigão Fox Transfer SL Performance. Rodas DT Swiss X1900 Spline.
Canyon Lux Trail CF 6. 13,1 kg. 2.949 €
Quadro carbono CF. Transmissão Shimano Deore. Suspensões Fox 34 SC Performance/Float SL Performance Elite 3-Pos. Travões Shimano Deore. Espigão Fox Transfer SL Performance. Rodas DT Swiss LN AM.
Lista de preços do pack de acessórios:
Miniferramenta Canyon FIX 6-1: 16,95€
Miniferramenta Canyon Holder 6+1: 19,95€
Par de tampas de guiador Canyon Samurai: 29,95€
Bolsa de ferramentas Canyon LOAD: 19,95€
Desmontas Canyon FIX: 4,95€
Botija de Co2 Canyon: 13,95€
Adaptador para botija de Co2 Canyon: 9,95 €
Maxxis Ultralight 29": 8,95 €
Pack de ferramentas ROW Lux Trail que inclui todos os artigos: 112,14 € (10 % de desconto)
Poderás encontrar mais informações em canyon.com.