Basta olhares à tua volta para perceberes que a grande maioria dos betetistas não usa a bicicleta ideal. Atualmente, muitos pensam que as suspensões totais são pesadas, que as bicicletas com mais de 100 mm de curso são lentas, ou que os pneus com mais de 2,10" se colam demasiado ao chão, e optam por bicicletas XC para fazer as suas voltas. Não é uma escolha errada, desde que ponhas a velocidade em primeiro lugar, porque sim, são mais rápidas, mas também são mais duras, menos seguras nas descidas e mais desconfortáveis em termos de posição de condução, e se a tua paixão é andar nos trilhos, provavelmente não é o tipo de bicicleta ideal para ti.
É necessária uma mudança de mentalidade para escolher a bicicleta certa e desfrutar mais do BTT, e esta Canyon Neuron CF é uma dessas bicicletas capazes de impulsionar essa mudança. É uma bicicleta de trail que é leve e é uma daquelas bicicletas em que dás duas pedaladas e parece que voa. Se não queres ser o mais rápido nas descidas ou nas subidas, mas queres uma bicicleta que te permita poupar energia para mais horas de pedaladas confortáveis, continua a ler...
MAIS LEVE
A nova Canyon Neuron CF é uma bicicleta de trail com 140/130 mm de curso e com rodas de 29 polegadas. As suas valências nas descidas foram melhoradas, se compararmos com as da versão anterior devido à geometria atualizada e, ao mesmo tempo, permite uma condução mais rápida graças ao aumento da rigidez e à redução do peso.
O quadro de carbono é novo e, embora à primeira vista pareça igual ao da Neuron anterior, existem algumas melhorias importantes. Visualmente, uma boa pista para a diferenciar é o tubo do selim, que se tornou reto e mais estilizado. Também sofreu uma redução de peso de 200 gramas, uma atualização geométrica, toda a cablagem passa a ser interna e inclui outras alterações focadas na durabilidade. Todas estas alterações aplicam-se apenas ao novo quadro de carbono Neuron CF, enquanto as Neuron de alumínio permanecem como estavam.
O NOVO QUADRO DE CARBONO FOI ALIGEIRADO 200 GRAMAS
BEM PROTEGIDO
A Neuron CF utiliza fibra de carbono nos triângulos dianteiro e traseiro, que estão bem protegidos com elementos de borracha e reforçados. Todos os pontos de articulação da suspensão traseira têm novos parafusos de dupla vedação para aumentar a fiabilidade, enquanto o pivô principal foi alargado para aumentar a rigidez e a durabilidade. A passagem dos cabos também é nova, agora através da caixa de direção, e inclui uma guia de corrente que evita que esta escorregue e danifique o quadro.
Geometricamente, as alterações são as esperadas para ir ao encontro da tendência progressiva, com uma extremidade dianteira mais longa, tanto no alcance como no tubo superior, resultando numa distância entre eixos mais longa para um desempenho em descidas mais estável e seguro, algo que é enfatizado por um ângulo de direção 1 grau mais baixo (agora passa a ser de 66°).
Para manter a agilidade e a eficácia da pedalada, o selim foi deslocado para a frente graças a um tubo mais "vertical", que ao mesmo tempo centra melhor o nosso peso entre as rodas e aumenta a estabilidade. O novo quadro é mais alto desde a caixa de direção até ao chão, em parte porque a passagem dos cabos através da direção precisa de mais espaço. A posição quando estamos a pedalar é bastante confortável, ideal para longas distâncias, e pode ser tornada mais desportiva se removeres o espaçador de 1 cm por baixo do avanço.
COMBINA COM TUDO
A Neuron CF 9 vem equipada com tudo o que é preciso: um grupo Shimano XT completo, travões de 4 pistões e um prato de 30 dentes, para que as subidas não sejam um problema e qualquer inclinação possa ser ultrapassada. A Neuron progride muito bem para uma bicicleta de trail, é uma daquelas máquinas em que sentimos cada watt que aplicamos na progressão nos trilhos e em que a palavra eficiência faz todo o sentido. Grande parte da sua agilidade em termos de resposta deve-se à combinação das rodas - com aros de carbono e raios retos DT Swiss - que reduzem a energia necessária para começar a rolar e transferem a potência aplicada à transmissão de forma mais precisa.
E os pneus estão na mesma liga; os agressivos Schwalbe têm um aspeto muito robusto, mas não pesam "nada" para o que aparentam, pois usam um composto de borracha Speedgrip bastante duro, que lhes dá uma sensação de rolamento suave em troca de alguns sustos em terreno seco. Em resumo, se precisas de uma suspensão total recreativa e dás prioridade a uma sensação de leveza e velocidade, confortável para longas horas de pedalada e com um curso (em termos de suspensão) que te permita descer em segurança, a nova Canyon Neuron CF pode ser ideal para ti.
AJUSTE FIT
Aberto, plataforma ou bloqueio. Encontrarás estas 3 posições de regulação da compressão, tanto na suspensão como no amortecedor FOX, para adaptar a absorção ou a eficácia da pedalada a cada ponto do percurso. Na suspensão tens também uma regulação da compressão a baixa velocidade, que só afeta a posição "aberta", e que serve para moderar a sua atividade, se a achares demasiado mole ou demasiado fácil de afundar nas travagens ou nas subidas.
ACESSO AO TRAIL
A gama Canyon Neuron CF é acompanhada pelos modelos Neuron AL em alumínio, com um quadro ainda mais desportivo e disponível em 6 tamanhos. Os tamanhos XS e S, tal como na Neuron CF, vêm com rodas mais pequenas de 27,5", enquanto as versões WMN incluem pontos de contacto específicos para mulheres (guiador e selim). A gama começa com a Neuron Young Hero, concebida para os ciclistas mais jovens e disponível apenas nos tamanhos 2XS e XS, seguida da Neuron 5, Neuron 6, Neuron 6 WMN, Neuron 7, Neuron 7 WMN e Neuron LTD, com preços que variam entre 1.269 euros e 5.349 euros. Todos os modelos Neuron só estão disponíveis em www.canyon.com.
O melhor. A sensação de leveza. Qualidade dos componentes e dos pormenores.
A melhorar. Posição um pouco relaxada para o espírito rápido desta bicicleta.
FICHA TÉCNICA
[QUADRO] Fibra de carbono. 130mm de curso. [AMORTECEDOR] FOX Float DPS Performance. [SUSPENSÃO] FOX 34 Float Performance Elite FIT4. 140mm de curso. [PEDALEIRA] Shimano Deore XT. [DESVIADOR] Shimano Deore XT. [MANÍPULO] Shimano Deore XT. [CASSETE] Shimano Deore XT. 10-51d. 12 vel. [CORRENTE] Shimano CN-M6100. [TRAVÕES] Shimano DEORE XT M8120. Discos 180mm. [DIREÇÃO] Canyon. [AVANÇO] Race Face Turbine R. [GUIADOR] Race Face Turbine 35. 760mm. [PUNHOS] Ergon GA20. [SELIM] Ergon SM10 Sport. [ESPIGÃO DE SELIM] Canyon G5. [RODAS] DT Swiss XMC1700. [PNEUS] Schwalbe Nobby Nic 29x2.4 / Schwalbe Wicked Will 29”x2.4”. [PESO] 13,130 Kg (tamanho M, sem pedais). [TAMANHOS] XS, S, M, L, XL. [PREÇO] 3.599€. [+INFO] www.canyon.com
DETALHES
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O tubo inferior tem roscas para um porta-bidon, ajustável em duas alturas, e também para uma bolsa de ferramentas.
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Há os detalhes habituais, como a alavanca do aperto escondida no eixo da roda traseira.
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Os tamanhos XS e S têm rodas mais pequenas de 27,5" para proporcionar o mesmo desempenho de condução em todos os tamanhos.
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É rápida em subidas e tem novas valências nas descidas em comparação com a versão anterior, graças a uma atualização geométrica.
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Tem proteções feitas à medida, fixadas com parafusos. Não utiliza adesivos que se soltam ao fim de algum tempo.
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Os travões Shimano continuam a ser os nossos preferidos. Para além dos 4 pistões da versão trail do XT, as manetes oferecem o ajuste Free Stroke, que atua antes do pistão da manete começar a ser pressionado para alterar o curso da manete.
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O espigão telescópico Canyon G5 tem 170 mm de curso. Se achas que é demasiado (é o tamanho ideal para bicicletas de enduro), podes facilmente encurtá-lo em incrementos de 5 mm até 20 mm, levantando o anel e mudando a posição de uma peça. É genial.