Este é o principal motor da Shimano e o seu hardware não sofreu modificações desde 2023, portanto em terrenos degradados ainda é audível um som metálico. Em contrapartida tem 85 Nm de binário e 600W, é bastante compacto e pesa 2,7 kg.
Graças à atualização mais recente do software (Race), é possível aumentar a potência através da aplicação, além de possibilitar ajustar o delay da assistência nas subidas técnicas. Uma das grandes vantagens da Shimano face à concorrência é a existência de lojas em todo o país - algo que as outras marcas não possuem, excepto a SRAM -, e a possibilidade de usar baterias da própria marca japonesa ou de terceiros. Isto possibilita a criação de soluções de armazenamento de energia personalizáveis, como a que criámos na nossa bicicleta de testes, a Rotwild R.EX.
Contudo, as células utilizadas na maioria das marcas à venda no mercado são idênticas, portanto as capacidades não variam significativamente. Aliás, a maioria ronda os 800 Wh.
Como também fabricam transmissões, os engenheiros da Shimano incluem os seus produtos, incluindo os grupos eletrónicos Di2, com função automática. No caso do BTT, o Freeshift foi uma verdadeira mudança de paradigma, dado que permite alterar a mudança sem pedalar.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
- 85 Nm de binário máximo
- 400% de assistência
- 600 W de potência máxima
- 2.7 kg de peso
Poderás encontrar mais informações em Shimano EP8.
