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Orbea apresenta a sua primeira bicicleta de Downhill, a Rallon DH

Há poucos dias a nova Rallon DH foi estreada na Taça do Mundo, ainda por cima com a vitória de Tanhee Seagrave. E a partir de agora, este modelo já está à venda, tal como a versão de Enduro.

Miguel Lorenzo e Carlos Pinto

Orbea apresenta a sua primeira bicicleta de Downhill, a Rallon DH
Orbea apresenta a sua primeira bicicleta de Downhill, a Rallon DH

A Rallon é uma das bicicletas mais conhecidas da Orbea e apesar de esta nova versão manter o nome, tudo o resto é diferente. Porquê? Porque o Enduro mudou drasticamente, sendo menos relevante a nível competitivo e mais focado no Enduro elétrico.

Por outro lado, o Downhill atingiu um novo patamar de mediatismo e desenvolvimento tecnológico. Como não podia deixar de ser, a Orbea apostou muito neste segmento. 

É a estreia da marca no mundo da competição nesta desciplina, após anos de sucesso no XCO, Enduro e mais recentemente no gravel. 

Orbea Rallon desvelada en Polonia

A Orbea criou uma equipa profissional de DH - a Orbea FMD Racing - que já ganhou na Taça do Mundo através de Tanhee Seagrave. Nas últimas temporadas foram testados vários protótipos e finalmente este ano foi usado o modelo final que já está em comercialização. 

Orbea Rallon Proto Martin Maes Andorra 2024

ORBEA   RALLON25   BIKECHECKS MYO  4

 

PRIORIDADE: BAIXAR O CENTRO DE GRAVIDADE

Embora a designação oficial da bicicleta seja Rallon DH, confessamos que parece o modelo Wild da Orbea. Tem 200 mm de curso (à frente e atrás), rodas mullet e uma tampa de acesso a uma placa GravityLink que é fundamental na ajustabilidade, adaptabilidade e distribuição de peso nesta bicicleta.

Orbea Rallon GRAVITY LINK

Há várias placas GravityLink disponíveis, mais precisamente três. A bicicleta de downhill traz uma cor de rosa. Basicamente esta GravityLink permite que o amortecedor tenha o seu ponto de fixação inferior numa posição mais abaixo, baixando assim o centro de gravidade da bicicleta, para um comportamento otimizado em zonas muito técnicas. Além disso, estruturalmente permite que o tubo de selim seja mais curto, para maior manobrabilidade e, no caso da versão de Enduro, possibilita a montagem de espigões telescópicos mais compridos, independentemente do tamanho do quadro. 

ORBEA   RALLON25   BIKECHECKS MYO  22

Além desta placa que pode ser substituída, podemos instalar diferentes "pesos mortos", para jogar com o peso na parte que mais interessa. Em competição isto é muito importante, dado que se repercute no controlo e condução da bicicleta. Este truque não é novo, aliás, as equipas da Taça do Mundo já adotam este truque há algum tempo, mas agora a Orbea é a primeira marca a incorporar este sistema a nível de produção, tornando-o acessível a todos. 

ORBEA   RALLON25   BIKECHECKS MYO   26

Na compra da bicicleta são oferecidas três peças que podes instalar (ou não, tu é que decides) para obter um peso extra de 93, 95 ou 395 gramas. Obviamente, se o percurso que vais percorrer tem trilhos onde a agilidade e a leveza da bicicleta estão em primeiro lugar, não aconselhamos instalar estes lastros.

Orbea Rallon © Jérémie Reuiller 4289

TRÊS NÍVEIS DE PERSONALIZAÇÃO

Outra característica importante que a placa GravityLink permite é o nível de personalização. Como tem um flip chip incorporado - com duas posições - é possível variar a progressividade do amortecedor cerca de 5% e a progressividade entre 25 a 30%. 

Orbea Rallon GravityLink 2 posiciones

Além disso, é possível ajustar o ângulo de direção em três posições (-0,75º 0º ou +0,75º) variando a colocação dos copos de ajuste na parte inferior. 

Orbea Rallon cambio angulo dirección

Por último, podemos escolher (quando estivermos a encomendar a bicicleta numa loja) o comprimento das escoras (450 ou 442 mm). A Orbea decidiu - e ainda bem que o fez - permitir ao cliente final escolher consoante o seu gosto pessoal ou preferência de comportamento.

Orbea Rallon CHAINSTAYS LENGTHS copia

A Orbea recomenda a versão comprida no caso da bicicleta de DH (para maior estabilidade) e a curta para os modelos de Enduro, mas cabe a cada cliente decidir o que quer.

rallon DH geo size

DESIGN DO SISTEMA DE AMORTECIMENTO

No panorama atual a tendência das bicicletas de Downhill é óbvia: têm um pivô elevado com o objetivo de obter cinemáticas mais extremas sem contaminar exageradamente o sistema de amortecimento e a pedalada. A Orbea optou por uma solução mais clássica, com o pivô principal e o amortecedor traseiro localizados numa posição onde o Antisquat e o Pedal Kickback são minimizados, além de a articulação traseira estar concêntrica ao eixo da roda para reduzir o Anti Rise na travagem. O objetivo é conseguir um amortecedor traseiro o mais ativo possível em qualquer circunstância. 

Orbea Rallon Kinematics

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Quanto ao quadro, após serem testadas diferentes configurações das fibras, a Orbea decidiu utilizar uma distribuição da fibra de carbono que procura um equilíbrio entre flexibilidade - para facilitar a condução da bicicleta - e adaptabilidade, sem perder resistência e durabilidade. 

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Os cabos, com entrada clássica pelo quadro, têm guias internas para evitar ruídos e facilitar a manutenção. Além disso, esta bicicleta está equipada com protetores Second Skin, e a escora direita possui um volumoso protetor de borracha. 

rallon dh 25 02735

No pivô principal do link da suspensão está alojada uma multiferramenta com sistema magnético e, como não poderia deixar de ser, o tubo principal tem um espaço de armazenamemnto Lockr. Quanto aos rolamentos são selados e, segundo a marca, a sua durabilidade é o dobro ou triplo dos tradicionais. 

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Salientamos que é possível personalizar ainda mais este modelo através do programa MyO da Orbea, incluindo os componentes e as cores. Se preferires comprar um modelo de série, há três cores - Aloha Green – Fantasy Purple Carbon View, White Chic – Diamond Black e Nickel mate – Nickel Chrome.

Rallon 25 00598

RALLON ENDURO

A Orbea tambem tem disponível uma versão de Enduro da Rallon, que utiliza o mesmo quadro, mas com diferentes montagens de suspensão e diferentes GravityLinks. A Rallon Enduro é mais agressiva do que a Rallon anterior, traz uma suspensão com 180 mm de curso e um amortecedor com 170 mm, além disso os GravityLinks são específicos. 

ORBEA   RALLON25   BIKECHECKS MYO   3

ORBEA RALLON25©MatteoChalle WEBHD 49

Na versão de Enduro a curva da resposta da suspensão é diferente - entre 22,5 e 27,5% de progressividade - bastando ajustar através de um flip chip na placa GravityLink. Neste caso o flip chip permite 4 posições que possibilitam escolher entre duas alturas do eixo pedaleiro, com afetação dos ângulos. O ângulo de direção muda 0,5º e a altura do pedaleiro cerca de 7 mm.

rallon ENDURO geo size

Este design do sistema de amortecimento foi desenvolvido pela Orbea para aproveitar ao máximo as potencialidades dos novos amortecedores eletrónicos.

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A versão de Enduro também conta com um ajuste do ângulo de direção em três posições e com a possibilidade de adicionar peso (lastro) no GravityLink. Também podemos escolher o tamanho das escoras e podemos instalar espigões telescópicos com até 240 mm de curso.

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Nesta versão de Enduro podemos optar por uma roda traseira de 29" ou 27,5". 

Orbea Rallon mullet(1)

GAMA E DISPONIBILIDADE

A gama Rallon já está disponivel em quatro tamanhos de quadro (S, M, L e XL) e em quatro modelos: Rallon D LTD, para downhill, e Rallon E-LTD, Rallon E-Team e Rallon E-10 para Enduro:

T255TTCC M8 SIDE RALLON DH LTD

Orbea Rallon D LTD. Fox 40/Float X2 Factory. Travões Shimano XTR. Transmissão Shimano Saint. Rodas Oquo MC32 Team. 7.009 €

 

T253TTCC M7 SIDE RALLON EN LTD

Orbea Rallon E-LTD. Fox 38/Float X Neo Factory. Travões Shimano XTR. Transmissão SRAM X0. Rodas Oquo MC32 LTD. 8.759 €

 

T259TTCC M6 SIDE RALLON EN TEAM

Orbea Rallon E-Team. Fox 38/Float X2 Factory. Travões Shimano Deore XT. Transmissão Shimano Deore XT. Rodas Oquo MC32 Team. 6.129 €

 

T258TTCC M6 SIDE RALLON EN 10

Orbea Rallon E10. Fox 38/Float X Factory. Travões Shimano MT6120. Transmissão Shimano SLX. Rodas Race Face AR30. 4.729 €.

 

 

Poderás encontrar mais informações em orbea.com.

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