Em 2017, a Orbea lançou no mercado a sua primeira bicicleta elétrica de estrada, a Gain, que posteriormente (mais precisamente em 2023), foi renovada. Agora, a marca apresentou a Denna, uma bicicleta elétrica de gravel. Apesar de a Gain ser compatível com pneus de 35 mm, o que permite andar em estradas degradadas e caminhos florestais em bom estado, a nova Denna supera em termos de potência e binário, e tem mais capacidades em terrenos abruptos e com maior desnível, cobrindo um espectro de utilização maior.
MOTOR
O motor é o Shimano EP, mas com um firmware específico da Orbea, o RS de segunda geração. Tem um binário de 85 Nm e a assistência foi ajustada seguindo o protocolo Road Control desenvolvido pela marca espanhola, que torna o funcionamento natural e potente. Tem dois perfis, o Gravel e o Gravel+. O Gravel destina-se a terrenos suaves, compactos, transmitindo uma assistência mais natural e uma maior autonomia, enquanto o Gravel+ aumenta o binário, e destina-se a pisos mais soltos, altura em que temos de adotar cadências mais baixas para maximizar a tração. Quanto aos modos de assistência, são três (Eco, Trail e Boost), que se selecionam a partir do comando remoto situado junto ao avanço e que pode ser personalizado na aplicação Shimano e-Tube.
BATERIA
A bateria de 420 Wh tem células de última geração que oferecem mais potência num pack mais leve e pequeno (pesa 1.950 gramas). E graças à poupança de energia do firmware, é possível percorrer rotas com 3.500 metros de desnível positivo no modo ECO. Também é possível instalar uma bateria auxiliar externa de 210 wh que permite percorrer trajetos que chegam (no total das duas baterias) aos 4.700 metros de desnível acumulado.
QUADRO
A nova Denna é fabricada em carbono OMR, permite a montagem de pneus de até 50 mm de largura e o seu design é semelhante ao da Orbea Terra, mas com alguns detalhes diferentes para absorver melhor as vibrações. A forqueta da Denna também é em carbono e as suas pernas são mais largas, para ajudar a dissipar as irregularidades do terreno. Se quisermos, podemos instalar uma suspensão específica de gravel de 30 ou 40 mm de curso. Além disso, o quadro tem cablagem interna e permite instalar um espigão telescópico, bem como guardalamas e bolsas de bikepacking.
Geometricamente a Denna é mais comprida do que a Gain e mais baixa (devido ao tubo de selim mais curto e à altura mais reduzida do pedaleiro), para mais estabilidade e manobrabilidade.
GAMA
Este modelo está disponível em seis tamanhos (do XS ao XXL) e em seis modelos, dois equipados com transmissão eletrónica SRAM e os restantes com Shimano. Tem ponteira UDH, portanto é possível montar um grupo SRAM RED XPLR AXS, bem como transmissões Mullet (combinação de cassete e desviador de BTT com comandos e monoprato de estrada). Por enquanto só há duas cores base: verde e níquel. No entanto, é possível escolher outras opções através do programa e personalização MyO.
As bicicletas equipadas com Shimano permitem vincular todos os seus componentes no mesmo ecossistema, permitindo mudar o grau de assistência com a manete esquerda, além de ser possível instalar um display Shimano EN600. E se tiveres um GPS Garmin, podes usar o seu ecrã e aceder a toda a informação da bateria e do motor. No entanto, as bicicletas montadas com transmissões SRAM não podem ser emparelhadas com os comandos remotos nem usam a energia do motor Shimano, requerendo baterias próprias.
Orbea Denna M10i
Orbea Denna M11e
Orbea Denna M20i
Orbea Denna M31e
Orbea Denna M20
Orbea Denna M30
Poderás encontrar mais informações e preços em www.orbea.com.