Notícias

Oquo apresenta uma nova coleção de rodas de BTT

A Oquo, que pertence à marca basca Orbea, apresentou a sua nova coleção de rodas de BTT. São quatro os modelos do catálogo, todos eles fabricados na fábrica da marca, em Markina.

Carlos Pinto

2 minutos

Oquo apresenta uma nova coleção de rodas de BTT

É no coração do País Basco que estas rodas da Oquo (marca que pertence à Orbea) são fabricadas. Mas vamos conhecer mais detalhadamente a gama e as principais características:

 

MP30 LTD E MP30 TEAM

A sigla MP significa Mountain Performance e se não conheces a gama da Oquo, sucintamente significa que são as rodas topo de gama e as mais leves, usadas pela equipa de fábrica da Orbea na Taça do Mundo e nos Mundiais. São indicadas para Cross Country e Trail.

 

Cada roda (dianteira e traseira) é específica. A dianteira tem um aro com perfil mais baixo e usa menos raios (24), para maior eficácia e tração, enquanto a traseira tem um perfil maior, é mais larga e possui mais raios (28), para uma rigidez e resistência superior, sobretudo em impactos. Têm 30 mm de largura interna, estão disponíveis unicamente em 29 polegadas, têm eixos de 110/15 (frente) e 148/12 (atrás).

Estas rodas são hookless, ou seja, não possuem um rebordo como as rodas tradicionais, sendo portanto mais leves e mais resistentes a impactos. 

Os raios entram no aro com um certo ângulo, para eliminar tensão adicional na cabeça dos mesmos. 

 

A gama é composta pelas novas MP30LTD em carbono - as mais leves e rápidas para XC da Oquo - cujo par pesa 1.350 gramas e custam 1.999 euros. As MP30Team também são fabricadas em carbono, têm características gerais semelhantes, mas pesam 1.505g e custam 1.299 euros. 

NOVOS CUBOS

A Oquo fabrica os seus próprios cubos internamente, utilizando maquinaria inovadora, mas também as tecnologias mais recentes. E de modo a assegurar a máxima rigidez e resistência, os raios têm de ser simétricos em cada lado. Como a marca também produz os seus aros, o conjunto é agora mais leve e rígido.

 

E agora a marca usa raios "straight pull" , aproximando a cabeça - que agora é em forma de T - do eixo, para a máxima transmissão de potência. O mecanismo interno pertence à DT Swiss, com o sistema Ratchet de 36 dentes nos modelos LTD e Team. Segundo a marca, o cubo Oquo LTD é 9g mais leve do que o cubo DT240 e 29g mais leve do que o cubo atual. Quanto ao modelo Oquo Team, é 29g mais leve do que o DT350 e 50g mais leve do que o atual. 

MC32 TEAM E TEAM POWER

Para além das rodas MP - que, como referimos, são as topo de gama - a Oquo apresentou duas novidades adicionais, mas na gama MC, ou seja, Mountain Control. Destinam-se a Trail e Enduro e foram testadas pela equipa profissional da marca.

 

Uma das principais atualizações foi a adoção de raios com cabeça em forma de J, para a máxima fiabilidade e resistência. Cada roda tem um design específico (frente/trás) e a proteção contra furos é maior. 

O aro da versão Team é fabricado em alumínio e é completamente novo, com uma rigidez substancialmente maior. A nova gama é composta por dois modelos, o MC32 TEAM em alumínio (para Enduro), que custa 699 euros e pesa 2.080g, enquanto a versão MC32 Team Power - mais específica para bicicletas elétricas -, pesa 2.215g e custa 749 euros. 

 

Todas estas rodas podem ser personalizadas ao gosto do cliente. Por exemplo, podem ser pintadas e pode ser adicionado um logotipo diferente, tal como o que é usado pela Orbea Factory Team. 

E a partir de 5 de setembro, todas as rodas Oquo LTD e alguns modelos Team incluem garantia vitalícia.

Poderás encontrar mais detalhes em oquowheels.com

Etiquetas:

Relacionados