O novo XTR caracteriza-se pela sua inovadora cassete de 12 velocidades com opções de andamentos 10-45D ou 10-51D, pinças de travão de 2 ou 4 pistons, e um novo cubo com tecnologia MICRO SPINE da Shimano. Tal como manetes e pinças de travão redesenhadas que permitem aos pilotos posicionar os controlos, inclui ainda um manipulo XTR de espigão regulável desenhado e posicionado estrategicamente para maior conforto e acção rápida.
Em conjunto, com os novos desenvolvimentos consegue-se poupar mais de 150gr em peso com a promessa de comutação mais intuitiva para aprimorar a concentração nos trilhos.
CASSETE
O novo XTR apresenta ainda uma nova cassete de 12 velocidades 10-45D (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45D) para percursos rápidos ou menos íngremes sem alterações drásticas de cadência. A opção 10-45D (CSM9100-12) é para atletas de XC que pretendam passagens pequenas de mudança e uma montagem mais leve, havendo a opçãp 10-51D (CS-M9100-12) desenvolvida para o atleta de trail que se cruza inesperadamente com mais subidas.
Ambas as cassetes usam atraentes e diferentes tipos de metal para diferentes carretos para atingir o melhor equilíbrio entre peso e durabilidade. Os carretos maiores usam alumínio, os carretos intermédios usam titânio e os mais pequenos usam aço.
Com o novo XTR chega ainda uma terceira opção de cassete de 11V (CS-M9110-11), para atletas que pretendem criar rodas mais rígidas e leves. Essencialmente esta opção é baseada na cassete de 10-51D onde foi removido o carreto 51D para criar uma cassete de 11V, mas com o mesmo espaçamento das cassetes de 12V.
CUBO
Para o encaixe nos sistemas de 12V, a Shimano reestruturou o design do cepo com uma nova tecnologia conhecida como MICRO SPLINE que permite o encaixe nas suas cassetes, bem como a introdução da tecnologia SCYLENCE nos cubos traseiros da Shimano.
Esta tecnologia substitui os linguetes tradicionais por um sistema de embraiagemque permite reduzir o atrito enquanto gira, um encaixe mais rápido criando um cubo virtualmente silencioso, o que te permite estar mais concentrado no trilho à tua frente.
Os cubos da frente estão disponiveisem 100 e 110 mm com 15 mm de eixo passante, os cubos de trás estão disponiveis nas opções de 142 mm e 148 mm (especificações Boost) com eixo passante de 12 mm (HB-M9110/B/ FH-M9110/B).
PEDALEIRO
Os atletas que preferem mais combinações de andamentos para maior controlo em todos os tipos de terrenos têm a opção de 2x12V, pedaleiro FC-M9100/M9120-B2) em 38-28D que podem utilizar com a cassete 10-45D, ideal para corridas mais longas e maior número de subidas.
MUDANÇAS
No XTR existirão 3 opções de mudanças de trás (a RD-M9100-SGS/GS caixa super longa e caixa longa ou a RD-M9120-SGS para pedaleiros duplos), todas elas com um design agressivo, compacto, angular e muito lustroso em alumínio anodisado. Para auxiliar a performance na passagens de mudanças as roldanas vão desde os 11D no XTR M9000 para uma maior dimensão 13D para melhorar a retenção da corrente e em combinação com a mudança traseira de design SHIMANO SHADOW RD, que ajuda a minimizar ressaltos da corrente.
As mudanças da frente, vão estar disponiveis também em 3 diferentes estilos dependendo do tipo de quadro: tipo-D, tipo-E e tipo-M. Todos os modelos caracterizam-se por utilizarem a tecnologia SIDE SWING, o que permite reduzir o esforço de comutação e tornar a passagem de mudanças mais suave.
MANÍPULOS
A teoria por detrás do design do manipulo foi permitir ao piloto adaptar-se instantaneamente às mudanças de condições no terreno ao conseguir fazer uma alteração em décimos de segundo à sua integração no cockpit. E tal foi alcançado com a criação de um novo sistema de integração I-SPEC EV, que permite instalar em conjunto manete e manipulo. O novo I-SPEC EV permite uma deslocação lateral de 14mm e uma rotação posicional de 60 graus. Este sistema permite ao atleta reajustar o posicionamento da mão para melhor ergonomia durante a operação das manetes ou dos manipulos, além de conseguirem ter uma haste /guiador mais ‘limpa’.
TRAVÕES
A opção de 2 pistons (BR-M9100) vem com uma manete de XC mais leve com a possibilidade de ajustar o alcance da alavanca de travão. O travão de 4 pistons (BR-M9120) traz também manetes de travão especificas, com a possibilidade de ajuste do alcançe da mão, ajuste “free-stroke” e tecnologia Servo Wave para aumentar rapidamente a acção de contacto entre calços e rotor. Ambas as pinças são produzidas em aluminio, utilizam ambas tubo de travão hidráulico de alta rigidez para obter uma travagem rápida e potente.