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Novo XTR M9100 apresentado

12 velocidades e cassete com carreto maior de 51 dentes são apenas algumas das novidades do grupo topo de gama da Shimano.

Novo XTR M9100 apresentado
Novo XTR M9100 apresentado

O novo XTR caracteriza-se pela sua inovadora cassete de 12 velocidades com opções de andamentos 10-45D ou 10-51D, pinças de travão de 2 ou 4 pistons, e um novo cubo com tecnologia MICRO SPINE da Shimano. Tal como manetes e pinças de travão redesenhadas que permitem aos pilotos posicionar os controlos, inclui ainda um manipulo XTR de espigão regulável desenhado e posicionado estrategicamente para maior conforto e acção rápida.

Em conjunto, com os novos desenvolvimentos consegue-se poupar mais de 150gr em peso com a promessa de comutação mais intuitiva para aprimorar a concentração nos trilhos.

CASSETE

Os desenvolvimentos na transmissão tiveram como ponto de partida minimizar as dificuldades nas passagens de mudança, para conferir ao ciclista um melhor ritmo e cadência entre cada passagem de mudança e assim melhorar no final a sua velocidade geral. O resultado disto foi a criação de um carreto de 51 dentes, o  qual vem com a mesma passagem de 6 dentes como acontece nos últimos 3 carretos (10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51D) de modo a manter a cadência. 

O novo XTR apresenta ainda uma nova cassete de 12 velocidades 10-45D (10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45D) para percursos rápidos ou menos íngremes sem alterações drásticas de cadência. A opção 10-45D (CSM9100-12) é para atletas de XC que pretendam passagens pequenas de mudança e uma montagem mais leve, havendo a opçãp 10-51D (CS-M9100-12) desenvolvida para o atleta de trail que se cruza inesperadamente com mais subidas.

Ambas as cassetes usam atraentes e diferentes tipos de metal para diferentes carretos para atingir o melhor equilíbrio entre peso e durabilidade. Os carretos maiores usam alumínio, os carretos intermédios usam titânio e os mais pequenos usam aço.

Com o novo XTR chega ainda uma terceira opção de cassete de 11V (CS-M9110-11), para atletas que pretendem criar rodas mais rígidas e leves. Essencialmente esta opção é baseada na cassete de 10-51D onde foi removido o carreto 51D para criar uma cassete de 11V,  mas com o mesmo espaçamento das cassetes de 12V.
 

CUBO

Para o encaixe nos sistemas de 12V, a Shimano reestruturou o design do cepo com uma nova tecnologia conhecida como MICRO SPLINE que permite o encaixe nas suas cassetes, bem como a introdução da tecnologia SCYLENCE nos cubos traseiros da Shimano.

Esta tecnologia substitui os linguetes tradicionais por um sistema de embraiagemque permite reduzir o atrito enquanto gira, um encaixe mais rápido criando um cubo virtualmente silencioso, o que te permite estar mais concentrado no trilho à tua frente.

Os cubos da frente estão disponiveisem 100 e 110 mm com 15 mm de eixo passante, os cubos de trás estão disponiveis nas opções de 142 mm e 148 mm (especificações Boost) com eixo passante de 12 mm (HB-M9110/B/ FH-M9110/B).

PEDALEIRO

Em conjunto com uma corrente de 12 V de elo de engate rápido (CN-M9110), um pedaleiro de 12 velocidades (FC-M9100/M9120-1) com cranque oco foi introduzido na nova coleção. Para os atletas de XC com 1x12V existe uma gama alargada de rodas pedaleiras simples disponiveis desde 30D-38D mais leves cerca de 80 gramas. Os atletas de Enduro que correm com 1x12V podem adicionalmente colocar o sistema de retenção de corrente (SM-CD800 ou modelo ISCG05), e têm ainda a opção do pedaleiro FC-M9120 com  maior distância entre cranque para montagem especifica em determinados modelos de quadros.

Os atletas que preferem mais combinações de andamentos para maior controlo em todos os tipos de terrenos têm a opção de 2x12V, pedaleiro FC-M9100/M9120-B2) em 38-28D que podem utilizar com a cassete 10-45D, ideal para corridas mais longas  e maior número de subidas.
 

MUDANÇAS

No XTR existirão 3 opções de mudanças de trás (a RD-M9100-SGS/GS caixa super longa e caixa longa ou a RD-M9120-SGS para pedaleiros duplos), todas elas com um design agressivo, compacto, angular e muito lustroso em alumínio anodisado. Para auxiliar a performance na passagens de mudanças as roldanas vão desde os 11D no XTR M9000 para uma maior dimensão 13D para melhorar a retenção da corrente e em combinação com a mudança traseira de design SHIMANO SHADOW RD, que ajuda a minimizar ressaltos da corrente.

As mudanças da frente, vão estar disponiveis também em 3 diferentes estilos dependendo do tipo de quadro: tipo-D, tipo-E e tipo-M. Todos os modelos caracterizam-se por utilizarem a tecnologia SIDE SWING, o que permite reduzir o esforço de comutação e tornar a passagem de mudanças mais suave.

MANÍPULOS

A teoria por detrás do design do manipulo foi permitir ao piloto adaptar-se instantaneamente às mudanças de condições no terreno ao conseguir fazer uma alteração em décimos de segundo à sua integração no cockpit. E tal foi alcançado com a criação de um novo sistema de integração I-SPEC EV, que permite instalar em conjunto manete e manipulo. O novo I-SPEC EV permite uma deslocação lateral de 14mm e uma rotação posicional de 60 graus. Este sistema permite ao atleta reajustar o posicionamento da mão para melhor ergonomia durante a operação das manetes ou dos manipulos, além de conseguirem ter uma haste /guiador mais ‘limpa’. 

TRAVÕES

O design da manete de travão (XTR M9100 - manetes (BL-M9100/M9120)) sofreu uma alteração; a abraçadeira e a alavanca da manete foi reposicionada. A abraçadeira recuou ligeiramente para o centro do corpo da manete, e o limite da alavanca está inteligentemente suportada contra a haste para criar mais firmeza na travagem com mais contacto directo e maior controlo durante a travagem.

A opção de 2 pistons (BR-M9100) vem com uma manete de XC mais leve com a possibilidade de ajustar o alcance da alavanca de travão. O travão de 4 pistons (BR-M9120) traz  também manetes de travão especificas, com a possibilidade de ajuste do alcançe da mão, ajuste “free-stroke” e tecnologia Servo Wave para aumentar rapidamente a acção de contacto entre calços e rotor. Ambas as pinças são produzidas em aluminio, utilizam ambas tubo de travão hidráulico de alta rigidez para obter uma travagem rápida e potente.

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