A eletrónica está a chegar em força ao mundo do BTT e no caso dos espigões de selim, apesar de não ser novidade - a Magura já tem esta tecnologia há alguns anos - é a primeira vez que a Fox apresenta uma versão sem fios. No entanto, como refere a marca, este modelo não tem as mesmas características dos modelos da concorrência, mas sim um conjunto mais específico, alargado e que responde melhor às exigências dos clientes.
Tem mais curso, a posição da bateria é mais baixa, a atuação é mais rápida e o manípulo tem uma sensação muito natural. O novo Transfer Neo permite micro-ajustar a altuta do selim conforme as necessidades e a força necessária para acionar o manípulo é mínima. E essa passagem de informação entre o manípulo e o espigão é, segundo a marca, 100 vezes mais rápida do que o Bluetooth e 20 vezes mais célere do que a marca rival mais próxima.
A instalação tanto do manípulo como do espigão é muito rápida e o emparelhamento é eficaz e encriptado (tem um botão de emparelhamento com uma luz LED).
A posição da bateria está virada para trás, mas se o cliente quiser pode estar virada para a frente, basta ir a um Fox Service Center. Há uma versão com 200 mm de curso disponível em todos os diâmetros existentes, portanto os betetistas mais altos terão à sua disposição um espigão de longo curso que oferece uma posição que inspira confiança nas descidas.
O manípulo é ergonómico e possui uma zona de contato com o polegar revestida com borracha que imita a textura e a distância do guiador de um manipulo Transfer normal, mas com um ponto de ativação mais curto.
O alcance mais curto significa que a alavanca pode ser rodada mais para baixo do guiador, evitando o contacto do manípulo com o nó do polegar. O design elegante da manete Transfer Neo permite-lhe ficar apenas 36 mm abaixo do guiador, menos 10 mm do que a concorrência, significando menos hipóteses de contacto entre a manete e o tubo superior da bicicleta. Para referência, o centro da almofada do polegar do manipulo fica apenas 27 mm abaixo do guiador. Com o seu perfil baixo, alcance curto, ação leve e suporte de bateria de fácil acesso, este manípulo é uma das caraterísticas mais destacadas do Transfer Neo e uma das favoritas dos pilotos e atletas da equipa FOX.
O manípulo usa uma pilha convencional CR2032 que tem uma duração estimada de um ano e é facilmente substituível. As opções de fixação são variadas: standard de 22,2 mm, Matchmaker e I-Spec EV.
O Transfer Neo tem suporte total através da aplicação FOX Bike, permitindo aceder rapidamente a uma visão geral dos componentes, descarregar atualizações de firmware e ativar funcionalidades úteis como o Bike Park Mode, o Transport Mode e monitorizar o acompanhamento dos intervalos de manutenção.
O modo Bike Park desativa temporariamente o Transfer Neo, evitando a extensão acidental do espigão do selim ao descer trilhos. Os fãs dos Bike Parks já não precisam de virar o manipulo do espigão telescópico sem fios para a parte superior do guiador de forma a evitar um acionamento acidental, este modo pode ser rapidamente desativado premindo rapidamente a alavanca quatro vezes, ou através da aplicação.
O modo Transporte foi concebido para conservar a energia da bateria do Transfer Neo tal como o nome indica, durante o transporte. Com a ativação deste modo, o Transfer Neo desliga-se automaticamente e a funcionalidade “Shake to Wake” é desactivada. Para desativar o modo Transporte, basta deixar cair a traseira da bicicleta a alguns metros do chão ou simplesmente retirar e voltar a colocar a bateria.
DESTAQUES
- Bateria específica FOX compatível com futuros produtos Neo.
- Construído com a mesma arquitetura do Transfer 2025.
- Pressão regulável através de uma válvula Schrader no topo do espigão
- A parte superior e inferior do espigão são específicas para 34,9 mm, para uma estética melhorada e um comprimento de inserção reduzido.
- Transparente e rastreável. Intervalos de manutenção a cada 8.000 acionamentos.
- 26 milissegundos desde o acionamento do manipulo até ao movimento do espigão.
- O retentor pode ser facilmente removido para ser lubrificado, mantendo o espigão a funcionar sem problemas entre os intervalos de manutenção.
- Função Shake-to-Wake. O sistema liga-se automaticamente quando a bicicleta se move e adormece após cinco minutos de inatividade. Não necessita de um botão de ligar.
- Indicador do nível da bateria através do LED colorido quando a bateria está inserida.
- Peso competitivo desde as provas de XC até ao enduro. 528g em 30,9 mm x 100 mm.
- Opção de acionamento manual no caso da pilha do manipulo acabar, ao premir e manter premido o botão de emparelhamento no controlador até o LED ficar branco. Ao premir novamente termina o acionamento.
- Duração da bateria de 30 a 40 horas, dependendo da frequência de utilização do espigão telescópico.
- Motor coreless de 7V com engrenagens planetárias em aço personalizadas pela FOX para uma durabilidade inigualável.
- Classificação de impermeabilidade IPX7.
- Opções de curso de 125mm, 150mm, 175mm e 200mm em todos os diâmetros, 30.9mm, 31.6mm e 34.9mm. Curso de 100 mm apenas disponível em 30.9 mm e 31.6 mm.
- Disponível na versão Factory, com revestimento Kashima, e Performance Elite, apenas em OEM.
- Altura da bateria de 47 mm. Menos 18 mm do que a Reverb AXS e apenas 11 mm mais do que um Transfer, medido da parte inferior do controlador ao centro dos carris do selim.
- PREÇO: 1.370€
NOTA
O controlador do Transfer Neo monitoriza e comunica os intervalos de manutenção através da aplicação, que nos modelos analógicos são definidos pelas horas de utilização. A manutenção do Transfer Neo deve ser efectuada uma vez por cada 8.000 actuações do espigão, com notificações na aplicação quando a manutenção é necessária. O Fox Service Center Iberia da Bicimax está desde já capacitado para realizar os serviços de manutenção, podendo estes serem requisitados e enviados através da página https://bicimax.com/pt/service-center-fox.