comitium

Creven apresenta espigão de selim com inclinação variável

Este produto do fabricante asiático Creven possibilita que a inclinação do selim se adapte às circunstâncias do terreno.

Miguel Lorenzo

A marca Creven apresentou um espigão de selim com inclinação variável
A marca Creven apresentou um espigão de selim com inclinação variável

Hoje em dia, os espigões telescópicos permitem-nos modificar a altura do selim em andamento, mas não a sua inclinação. Como é óbvio, podemos regular o avanço/recuo do selim ou mesmo a inclinação através dos parafusos, mas nunca o podemos fazer enquanto pedalamos.... Até agora! O fabricante Creven apresentou uma solução para este problema que se baseia num espigão que se inclina, adaptando-se ao tipo de terreno, quer de forma manual, quer automaticamente. 

Provavelmente estás a perguntar porque raio irias precisar de um produto destes. A marca responde: Quantas vezes estamos numa subida, por exemplo, e gostaríamos que o selim inclinasse para podermos pedalar mais eficientemente e sem desconforto? 

Claro que podemos adotar um ângulo (no selim) mais uniforme, mas será que é suficiente? Se estivermos a pedalar numa subida, ter a ponta do selim mais baixa permite - em teoria - uma melhor repartição do peso e menos desconforto. E é precisamente neste conceito teórico que a Creven se baseia

espigão Creven
 

 

Por um lado, o espigão Flexcy permite mudar manualmente a inclinação do selim através de uma alavanca, algo que podemos fazer em andamento quando, por exemplo, estivermos prestes a entrar numa subida inclinada e quisermos baixar a ponta do selim. Esta é a opção manual. 

Espigão creven2
 

 

Para além do Flexcy, a marca apresentou o Sangle-Fit, uma opção adaptativa e automática com um sistema articulado que funciona como uma espécie de suspensão. Por um lado oferece mais conforto do que um espigão convencional, mas a sua mais valia é precisamente o facto de se adaptar ao terreno em termos de inclinação. Na prática, por exemplo numa subida ao colocarmos mais peso na parte dianteira do selim, o espigão faz com que a ponta do selim baixe, por isso ficamos numa posição mais neutra.

Não tivemos a oportunidade de testar nenhuma das opções, mas estamos curiosos para verificar se no terreno, estes espigões cumprem aquilo que na teoria prometem. Podes encontrar estes modelos à venda na Amazon, caso estejas interessado. 

No site www.crevenbike.com encontrarás vídeos e mais detalhes. 

 

Arquivado em:

espigão telescópico para xc qual é o curso ideal

Relacionado

Espigão telescópico para XC. Qual é o curso ideal?

TESTE: espigão telescópico Onoff Pija

Relacionado

TESTE: espigão telescópico Onoff Pija

Os cinco modos do Fox E-Live Valve: conhece melhor o gestor eletrónico de suspensões

Relacionado

Os cinco modos do Fox E-Live Valve: conhece melhor o gestor eletrónico de suspensões

Os melhores videos