Já ouvimos falar deste grupo UNO há cerca de um ano, mas ainda não tínhamos tido a oportunidade de ver o projeto acabado.
O novo grupo será destinado a bicicletas que não usam uma cremalheira dupla ou tripla na dianteira dado que os engenheiros da marca espanhola acreditam que o sistema monoprato será o futuro no ciclismo, gravel e ciclocrosse, já como é no BTT na atualidade. Porquê? Devido às desmultiplicações que proporciona, ao peso que poupa e à simplicidade de funcionamento.
Por isso, a cassete de 13 carretos da Rotor pode ser combinado com uma enorme variedade de cremalheiras (38, 40, 42, 44, 46, 48, 50, 52 e 54). Segundo os responsáveis da marca, o design aerodinâmico da cassete permite que o funcionamento seja excelente. Além disso, a manutenção é mínima, pois não necessita de cabos nem baterias. As bichas podem ser colocadas externa ou internamente e, segundo os responsáveis da Rotor, todo o sistema é mais leve do que uma tranmissão eletrónica ou mecânica.
Atualmente a Rotor coloca à disposição 4 cassetes diferentes: 10-36, 10-39, 10-46 e 10-52.
Em breve iremos testar esta transmissão e publicaremos na revista BIKE, em exclusivo nacional.