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Nova Canyon Aeroad: velocidade pura

A nova versão da Canyon Aeroad está mais leve e aerodinâmica, convertendo-se no modelo mais completo da marca alemã.

JOSÉ LUIS ARCE. FOTOS: CÉSAR CABRERA

Nova Canyon Aeroad velocidade pura
Nova Canyon Aeroad velocidade pura

A Canyon renovou a sua bicicleta de estrada mais competitiva, sendo também uma das mais vendidas. É a bicicleta preferida do atual campeão do mundo, Mathieu van der Poel e é usada pelas equipas Alpecin-Deceuninck, Movistar e Canyon-Sram. A quarta geração desta bicicleta está mais aerodinâmica e rápida, baseando as melhorias no quadro, forqueta, espigão de selim e cockpit integrado. 

No cômputo geral, o quadro Aeroad tem tubos mais finos e a parte dianteira foi otimizada aerodinamicamente. 

Estudio Canyon Aeroad (2)

QUADRO

Os ciclistas profissionais patrocinados pela marca pediram à Canyon que tornasse o quadro mais flexível atrás, para superar melhor os setores de pavé, mas sem perder as qualidades aerodinâmicas. Para proporcionar este conforto exigido pelos atletas, a marca reduziu o triângulo traseiro, diminuindo o volume da zona do pedaleiro e das escoras, bem como do tubo vertical, que agora é mais comprido, para não prejudicar a rigidez. 

ZW Photography 1590

A união entre as escoras e o tubo de selim mudou, para dividir melhor o pico de potência a que é submetido, equilibrando a capacidade de absorção. 

O tubo diagonal também foi otimizado, bem como a testa da direção. Esta secção perdeu um pouco de rigidez, mas em compensação o tubo horizontal está mais grosso. Também a forqueta foi alterada, estando agora mais esbelta. Todas estas alterações fazem com que a nova Aeroad mantenha a capacidade aerodinâmica, mas tenha uma relação peso/rigidez melhor.

Estudio Canyon Aeroad (8)

O peso oficial do quadro no tamanho médio, com a pintura minimalista (Stealth) e os acessórios é de 960 gramas, ou seja, é 30 gramas mais leve do que o anterior. A forqueta é 10g mais leve, portanto no total o peso baixou 40g. Parte desta "cura de emagrecimento" deve-se ao novo processo de fabrico que permite que a parte interna do quadro seja tão fina como a exterior, otimizando a quantidade de carbono e resina utilizada. 

Estudio Canyon Aeroad (1)

Há mais detalhes que à primeira vista não notamos, mas depois de passarmos algum tempo a testá-la ficam à vista, como as ponteiras com roscas ocultas, a patilha de alojamento do desviador que pode ser desmontada, a placa protetora da escora direita e um íman para os potenciómetros Shimano. 

Quanto ao eixo pedaleiro, é um PressFit 86. 

Estudio Canyon Aeroad (5)

Estudio Canyon Aeroad (7)

FORQUETA

A forqueta mantém um perfil homogéneo para melhorar o aspeto aerodinâmico. O rolamento inferior da direção assenta sobre um copo de titânio na cabeça da forqueta e o rolamento superior Acros com sistema em aço e rolamentos cerâmicos, é mais estanque e resistente.

simongehr aeroad presscamp 199

A direção tem novas juntas com isolamento duplo. Deste modo, os rolamentos ficam protegidos da sujidade, água, lama e lavagens à pressão, aumentando a sua resistência, minimizando a necessidade de manutenção e maximizando a suavidade. As ponteiras da forqueta têm inserções de borracha de modo a que quando apoiamos a forqueta no chão (por exemplo, para apoiar a bicicleta após retirarmos a roda dianteira devido a um furo ou quando retiramos a bicicleta do carro), ela não fique riscada. 

Detalle Horquilla

Cabeza Titanio

ESPIGÃO DE SELIM

O tubo de selim é mais minimalista, logo o espigão também tem um perfil menor. A zona de alojamento do selim possui agora dois ajustes independentes: o parafuso traseiro regula a inclinação do selim e o parafuso lateral modifica o avanço ou recuo do mesmo e permite o aperto final. Além disso, conta com duas pequenas roscas para fixar acessórios, quer seja uma luz de presença ou um porta-dorsais. O espigão tem 10 mm de recuo, mas também existe uma versão reta. Quanto ao aperto do espigão de selim, continua a ser feito pela parte superior do tubo horizontal. 

Estudio Canyon Aeroad (3)

GUIADOR

O novo cockpit Pace Bar tem 20 mm de regulação em altura (5 mm a mais do que antes) e já não tem a cunha metálica da versão anterior. Além disso, permite modificar a largura de 370 a 420 mm a cada 25 mm. Este cockpit vem de série em comprimentos de 70 a 120 mm, no entanto podes comprar em separado em todos estes tamanhos e inclusive numa versão de 140 mm. 

Estudio Canyon Aeroad (14)

Agora as extremidades do guiador podem ser retiradas facilmente, uma solução que é perfeita quando temos de empacotar a bicicleta para uma viagem. Mas há mais... As extremidades podem ser substituídas por outras mais aerodinâmicas sem ser necessário retirar as mangueiras dos travões de disco. A Canyon também vende este cockpit à parte por 229,95 euros.

Drops Aero

Drops Clasicos

Além das eventuais vantagens aerodinâmicas (14 watts quando rolamos a 45 km/h), temos de contar com a mudança ergonómica proporcionada. As manetes ficam mais inclinadas para dentro e as pontas para fora, com uma abertura lateral de 19º, dando mais liberdade de movimentos quando queremos sprintar. 

simongehr aeroad presscamp 403

A rigidez do conjunto é elevada e convém ter em conta três aspetos: a estrutura com um formato muito próprio, a sobreposição das peças que o compõem e a precisão necessária para a sua montagem (tem uma tolerância mínima para evitar possíveis folgas).

Outra grande vantagem do PACE Bar é o sistema de fixação central Gear Groove, que permite fixar o ciclocomputador, o smartphone ou o inovador sistema de extensores de triatlo ou contrarrelógio Pace T-bar (199,95 euros), ideal para ciclistas ou triatletas que pretendem ter uma única bicicleta para várias especialidades. O espigão de selim sem recuo SP0078 (199,95 euros) também pode ser um complemento ideal oara conseguir uma posição confortável. 

Estudio Canyon Aeroad (11)

Todos os parafusos da nova Canyon Aeroad são de titânio e os apertos têm de ser feitos com chave Torx T25, portanto só é necessário ter uma única ferramenta para ajustar os seus componentes (tanto no quadro, como no guiador e no espigão). Aliás, esta chave está incluída na alavanca dos eixos passantes.

COMPORTAMENTO

O conjunto composto pelo quadro, forqueta, direção, cockpit e espigão de selim pesa 2.070g. Graças ao novo design do quadro Aeroad, agora a Canyon permite a montagem de rodas com menos perfil, passando de 62 para 50 mm, o que baixa o peso geral, aumentando a dinâmica, facilitando as acelerações e propocionando uma melhor sensação nas subidas.

Esta Canyon Aeroad CFR montada com Shimano Dura Ace Di2 (incluindo potenciómetro) e rodas DT Swiss RRC 1100 (50 mm de perfil) pesa exatamente 7,05 kg no tamanho S com sistema tubeless, mas sem pedais nem grades de bidon. Cada porta-bidon CFR de carbono pesa 14g, a luz traseira chega aos 24g e o suporte de ciclocomputador 31g.

Accion Canyon Aeroad (4)

Isto significa que pesa mais meio quilo do que o modelo Ultimate, com um equipamento similar. O comportamento da Aeroad e da Ultimate é muito semelhante, já que ambos partilham a geometria Pro Sport, bem como um perfil de rodas parecido. A nova Aeroad é mais fácil de manobrar, sendo menos "rígida" do que a anterior, respondendo com mais agilidade e mantendo a inércia em terrenos rápidos. É muito equilibrada e polivalente, leve e confortável, conservando a sua aerodinâmica e rigidez. 

A Canyon afirma que esta nova versão volta a ser a bicicleta mais rápida do pelotão World Tour, contando com uma vantagem aerodinâmica de 2,5 watts face à sua rival mais direta, após um comparativo feito num tunel de vento GST a uma velocidade simulada de 45 km/h, com rodas DT Swiss 1100 de 50 mm de perfil equipada com pneus Schwalbe Pro One TLE de 25 mm à frente e 28 mm atrás. 

Aerodinamica

Podes montar pneus de até 32 mm e este modelo está disponível em seis versões segmentadas em dois níveis: CFR (topo de gama, equipada com Dura Ace Di2 ou o novo SRAM Red AXS) e CF SLX (com um quadro 100g mais pesado, disponível com transmissões eletrónicas e a preços bastante competitivos. 

Poderás conhecer todos estes modelos em https://www.canyon.com

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