A Ultimate é a bicicleta mais trepadora da Canyon e agora foi totalmente renovada. Lembramos que a Ultimate, que agora está na quinta geração, surgiu inicialmente em 2004 e serviu de base para os modelos Endurace e Aeroad.
Após 20 anos e quatro versões, a renovada Ultimate recebeu os melhores elogios dos atletas da Movistar, sendo o modelo mais usado pela equipa. Aliás, a renovação deste modelo teve o precioso auxílio dos ciclistas da Movistar.

As escoras foram reforçadas e foi integrada uma nova patilha do desviador traseiro que não pode ser desmontada.
No caso do quadro CFR - o que possui o carbono mais leve e elitista - pesa 790 gramas e a forqueta cerca de 330 gramas. Por outro lado, a gama CF SLX adota um quadro e forqueta leves, mas mais resistentes, por terem um carbono diferente, bem como pela maior quantidade de lâminas. Neste caso, o quadro pesa 905g e a forqueta 305g. A gama CF SL tem a melhor relação preço/qualidade e é a mais robusta. Pesa 1.142 gramas.

A nova Ultimate tem a mesma geometria da Aeroad, um dos aspetos preferidos pelos ciclistas profissionais da Movistar. Além do mais, a nova Ultimate é o primeiro modelo da Canyon com escoras proporcionalmente maiores nos tamanhos L, XL e 2XL, se compararmos com os tamanhos inferiores, fazendo com que os ciclistas mais baixos continuem a beneficiar de um triângulo traseiro mais compacto e os ciclistas mais alto possam ter mais estabilidade.
A testa da direção é mais pequena, para favorecer a aerodinâmica e incrementar a sua rigidez cerca de 15%. O Reach e o Stack são os mesmos da Aeroad e é ligeiramente mais alta do que a atual Ultimate.
A direção tem um limitador de rotação para evitar que o guiador bata no tubo superior do quadro em caso de queda ou durante o transporte da bicicleta.
Quanto ao espaço entre o quadro/forqueta e a roda, permite usar pneus de até 32 mm em todos os modelos, cumprindo a normativa ISO que obriga a que haja uma margem de 4 mm à volta do pneu. Assim, é possível usar pneus Tubeless de maior volume e menor pressão, para um amortecimento maior.

De série, a Canyon monta pneus mais estreitos, leves e aerodinâmicos. Ou seja, traz de fábrica um pneu dianteiro de 25 mm e um traseiro de 28 mm. Os discos são de 160 mm à frente e de 140 mm atrás.
A aerodinâmica também foi tida em conta e, segundo a marca, este modelo supõe uma poupança de 10 watts a uma velocidade de 45 km/h, graças à dimensão mais reduzida dos seus tubos.
O espigão de selim tem um formato em D e está disponível em duas versões: o mais leve pesa 70g é reto e destina-se aos modelos CFR. O outro pesa 110g e tem um recuo de 20 mm, com uma fixação para luz traseira, nos modelos SLX e SL.

A abraçadeira de aperto do espigão mudou de lugar, estando agora localizada dentro do triângulo principal numa posição mais à frente (entre o tubo superior e o do selim), para um melhor aperto e para resguardar o mecanismo da sujidade proveniente da roda traseira.
O cockpit aerodinâmico CP0018 de carbono (avanço e guiador numa só peça) é fabricado pela própria Canyon e possui um sistema de fixação único, que permite modificar a altura do guiador sem ser necessário cortar o tubo de direção nem colocar espaçadores em cima do avanço. Contudo, se quisermos substituir este cockpit por outro de outra marca, isso não é possível. De série estarão disponíveis versões equipadas com um ângulo de -6º, com 74 mm de alcance e 130 de queda.
Podemos modificar a largura cerca de 20 mm em cada lado, fazendo com que o guiador tenha 37, 39 ou 41 cm. Para tal, basta desapertar os parafusos Torx situados de cada lado do guiador na secção plana. A estrutura principal é uma peça em forma de T (avanço e duas extremidades perpendiculares), de 23 mm de largura, às quais são unidas duas extremidades com formato curvo. Esta solução é muito útil, possibilitando o ajuste da largura do guiador, mas também para o transporte da bicicleta sem ser necessário desmontar o sistema.

A cablagem está oculta através da direção, para uma imagem mais limpa e aerodinâmica. A gama é composta por 11 bicicletas em três versões: CFR, SLX e SL, todas equipadas com medidor de potência (exceto a mais barata). Há 8 tamanhos distintos unisexo (do 3XS ao XXL) a partir de 2.699€ até aos 10.999€ com grupos Shimano ou SRAM. Também existe a possibilidade de comprar o conjunto quadro e forqueta CFR (com direção, espigão, cockpit, manetes e travões Shimano Dura Ace) por 4.999€.

Canyon Ultimate CFR Di2

Os dois tamanhos mais pequenos da Ultimate CF SL (3XS e 2XS) e o mais pequeno da CF SLX (3XS) trazem rodas 650B. A gama CFR não inclui o tamanho 3XS e todos os tamanhos são comercializados com rodas 700cc.