As novas rodas Mavic Allroad S e Allroad SL foram concebidas para rolar em caminhos florestais, ciclovias, gravel e estradas em mau estado.
Estes dois modelos usam os novos cubos Infinity para discos Centerlock com sistema QRM Auto, que exerce uma pressão adequada nos rolamentos, de modo a que rodem com suavidade e sem necessidade de ajuste, o que aumenta a sua duração. O cepo Instant Drive 360 (ID360), disponível para cassetes Shimano, SRAM XDR ou Campagnolo Ekar, consegue engrenar a transmissão rapidamente, respondendo imediatamente às acelerações. Estas rodas foram desenvolvidas para eixos passantes de 12 mm, no entanto podem converter-se em aperto rápido.
O design dos cubos também melhora o comportamento das rodas ao controlar a tensão dos raios que estão fixos de forma direta (sem curvatura), sendo esta uma das diferenças entre as Allroad S (raios planos) e Allroad SL (raios elíticos).
Em todo o caso, a principal diferença entre a versão S e a SL reside no facto de os novos aros de alumínio Maxtal, que agora passaram a ter 25 mm de largura interna e 28 mm de largura externa, podem alojar com facilidade pneus Tubeless de 30 a 64 mm. A união dos aros é invisível e a tecnologia Fore permite que só existam orifícios no exterior dos aros, para alojar as cabeças dos raios, deixando a superfície estanque e sem orifícios no seu interior, dispensando a fita de aro Tubeless, o que torna estas rodas mais fáceis de usar (além de reduzir o peso 30 gramas).
As rodas Allroad SL são mais leves graças ao sistema ISM4D que suprime material entre o alojamento dos raios e possui um perfil de 21 mm (face aos 22 mm das Allroad S). Além disso, estas rodas recebem o tratamento Black Shield, que oferece o dobro da resistência perante impactos e pequenas raspadelas.
A diferença de peso entre os dois modelos é de 135 gramas: as Allroad S pesam 1.790g e as Allroad SL 1.655g. Quanto ao preço, as S custam 529 euros e as SL 889 euros.
Além destes novos pares de rodas, a Mavic possui mais novidades que poderás conhecer aqui.