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Mahle apresenta o seu primeiro motor central: o M40

O novo motor M40 da Mahle pesa 2,5 kg, tem um binário de 105 Nm e está entre os mais potentes da nova geração.

Ivan Mateos

Mahle apresenta o seu primeiro motor central
Mahle apresenta o seu primeiro motor central

A Mahle Smartbike Systems é das mais marcas mais valorizadas no segmento de motores alojados no cubo traseiro, mas agora estreia-se no competitivo mundo dos motores centrais para BTT. Ainda por cima o novo M40 entra diretamente para a lista dos motores mais potentes do mercado.

 

Nuevo motor Central Mahle M40 (7)

Este motor está alojado num chassis de magnésio ultraleve (pesa 2,5 kg) e tem um binário máximo de 105 Nm e uma potência que chega a 850 W. Estes valores colocam-no na lista dos mais potentes e leves do mercado. Além disso, o M40 oferece uma relação de assistência de até 400%. Tem um eixo de alumínio otimizado e um Factor Q de 179 mm, sendo compatível com uma ampla gama de cranques disponíveis no mercado. O motor propriamente dito não está fixado ao quadro (graças ao sistema Mahle Decoupling Mounting System) e isto evita que a maioria das vibrações sejam transmitidas ao quadro. 

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COMPORTAMENTO

A primeira coisa que salta à vista quando o testamos é a sua potência natural, com um apoio forte, mas controlado. Esta entrega de potência suave ocorre mesmo em altas cadências e permite controlarmos sempre o rendimento, especialmente em trilhos técnicos e em subidas. Vem equipado com os sensores mais avançados do mercado e isso nota-se na rapidez de adaptação. 

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O software integrado tem um sensor de velocidade que garante uma resposta suave e progressiva do motor, sem movimentos bruscos nem picos de potência abruptos. O sistema compila dados de condução e ajusta a assistência de forma dinâmica e precisa. Tem a capacidade de reconhecer mudanças de velocidade numa distância inferior a 3 cm e, segundo a Mahle, esta é a maior precisão oferecida no mercado. 

O sistema M40 também inclui funções avançadas de controlo da condução:

  • Motor Dynamic Overrun: mantém o impulso do motor após deixarmos de pedalar e permite reiniciar o andamento suavemente. Isto facilita, por exemplo, ultrapassar obstáculos. 
  • Hill Brake: evita o recuo da bicicleta quando paramos em subidas inclinadas.

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BATERIAS

Uma das principais características do M40 é o seu consumo otimizado de energia, especialmente em níveis de assistência elevados. Isto permite utilizar baterias mais pequenas e leves sem a perda de rendimento. O M40 fucniona com duas novas (e potentes) baterias de 48 V da Mahle, desenvolvidas e fabricadas na Europa. Como ambas as baterias têm o mesmo formato e as mesmas conexões, podem ser utilizadas e substituídas quando quisermos. Também possuem um sistema de carregamento rápido.

  • Bateria iM5 (534Wh): Junto com a bateria iM5, o kit M40 pesa cerca de 5 kg, o que o converte num dos mais leves do mercado.
  • Bateria iM8 (800Wh): permite uma autonomia de 150 km ou 2.500 m de desnível.

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DISPLAY

O Head Unit+ é um display para o tubo horizontal, com ecrã a cores de 1.9 polegadas e múltiplas opções de montagem. Permite visualizar informações de forma clara e personalizável. 

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COMANDO

O Trio Remote é um comando sem fios fácil de usar. Proporciona um acesso intuitivo aos dados mais importantes e permite alterar os modos de assistência sem tirar as mãos do guiador. É possível adicionar uma segunda unidade deste comando com acesso direto a funções adicionais.

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Poderás encontrar mais informações em mahle-smartbike.com.

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