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Já testámos os novos pneus Vittoria Corsa N.EXT

O modelo mais recente no catálogo da marca italiana destina-se a competição e tem uma construção diferenciada. Em vez de a sua carcaça incluir algodão - a qual depois é colada à banda de rolamento, que é conhecido como o conceito open tubular - possui uma base de nylon com o composto vulcanizado.

Hector Ruiz

Já testámos os novos pneus Vittoria Corsa N.EXT
Já testámos os novos pneus Vittoria Corsa N.EXT

De facto, a marca já possui esta mesma carcaça no modelo Rubino, mas não é um pneu à altura dos seus rivais mais diretos - Continental GP 5000 ou Schwalbe Pro One - em termos de desempenho em competição e treinos exigentes. O N.EXT tem uma carcaça composta por três camadas em nylon (100 TPI). Além disso inclui outra camada que protege contra os furos. 

Durante o teste não tivemos um único furo - pelo menos não notámos nenhum, dado que usámos o sistema tubeless com líquido selante, obviamente - e as perdas de pressão com a passagem dos dias foram mínimas (cerca de 1 a 1,5 bar por semana). De facto, uma das vantagens da carcaça de nylon face à de algodão é a sua maior resistência aos furos e a durabilidade, algo que ficou bem patente nos Corsa. 

Embora esta construção implique um peso ligeiramente maior do que uma versão de algodão, essa diferença é irrisória. Na nossa balança, estes pneus pesaram 300g na medida de 28 mm, um valor que está dentro da norma nos pneus tubeless. Parte das sensações que sentimos ao rolar com pneus de algodão, como a suavidade, flexibilidade e absorção não podem ser replicados nesta nova carcaça, no entanto os N.EXT não podem ser catalogados como pneus desonfortáveis ou demasiado rígidos. 

Na versão que testámos (ou seja, a TLR compatível com tubeless), rolámos sempre com pressões entre 5,5 e 6 bar - nesta medida a pressão máxima é de 6,5 bar - o que se traduziu num comportamento agradável em estradas em mau estado ou asfalto muito rugoso. A banda de rolamento é exatamente igual à dos Corsa de algodão e inclui um composto de grafeno e sílica, para minimizar o desgaste, melhorar o comportamento a rolar e, sobretudo, otimizar a aderência. 

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Obviamente para saber se são mais rápidos do que os seus rivais mais diretos, teríamos de fazer medições laboratoriais, mas ficámos com a sensação de que são muito suaves a rolar, aliás como se espera de um pneu deste nível. 

Para além da proteção contra os furos, também destacamos a sua aderência e tração, bem como a confiança que transmitem em velocidade, mesmo em curva, sendo flexíveis e adaptáveis em termos de carcaça.

Também gostámos de outro pormenor: são bastante fáceis de montar e não são precisos desmontas. Em suma, são rápidos e fiáveis para o dia a dia, ou para aqueles dias realmente importantes: o granfondo ou a prova que tanto ambicionamos participar. 

FICHA TÉCNICA

Preço: 67,95 €
Peso: 300 g (TLR, 28 mm)
Medidas: 24, 26, 28, 30, 32 e 34 mm
Opções: tubeless e para sistema tradicional de câmara de ar
Distribuidor: Vic Sports, info@vicsportsafers.es
Site: www.vittoria.com

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