Notícias

Já são conhecidas as equipas que vão participar na Volta a França 2024

A TotalEnergies, a Uno-X, a Israel-Premier Tech e a Lotto Dstny são as equipas convidadas para a edição 111 da Volta a França, para além das 18 WorldTeams. 

CICLISMO A FUNDO. FOTO: IVAN BENEDETTO (SPRINT CYCLING AGENCY)

2 minutos

Já são conhecidas as equipas que vão participar na Volta a França 2024

A Amaury Sports Group, empresa que organiza a Volta a França, anunciou as 22 equipas que vão disputar a 111ª edição da prova francesa, que começa no dia 29 de Junho em Forença (Itália) e termina no dia 21 de Julho em Nice. 

20 equipas já tinham lugar garantido devido ao regulamento da UCI - ou seja, as 18 WorldTeams e as duas melhores ProTeams da temporada passada: Lotto Dstny e Israel-Premier Tech -, portanto a grande incógnita era saber quais eram as restantes equipas que iriam receber convite por parte da organização. A TotalEnergies (a única ProTeam francesa na atualidade) recebeu um dos wild cards e o outro foi parar às mãos da Uno-X Mobility, equipa norueguesa que também participou na edição passada do Tour. 

Estas são as 22 equipas: 

WorldTeams

Alpecin-Deceuninck (Bel)
Arkéa-B&B Hôtels (Fra)
Astana Qazaqstan Team (Kaz)
Bahrain Victorious (Brn)
Bora-Hansgrohe (Ale)
Cofidis (Fra)
Décathlon Ag2r La Mondiale Team (Fra)
EF Education-Easypost (USA)
Groupama-FDJ (Fra)
Ineos Grenadiers (Gbr)
Intermarché-Wanty (Bel)
Lidl-Trek (Usa)
Movistar Team (Esp)
Soudal Quick-Step (Bel)
Team DSM-Firmenich PostNL (Ned)
Team Jayco AlUla (Aus)
Team Visma | Lease a Bike (Ned)
UAE Team Emirates (UAE)

ProTeams

Lotto Dstny (Bel)
Israel Premier Tech (Isr)

Equipas convidadas

TotalEnergies (Fra)
Uno-X Mobility (Nor)

No passado dia 28 de Outuro foram revelados os detalhes do percurso da Volta a França 2024, o qual terá menos montanha do que nos anos anteriores, mas terá sterrato e um duro contrarrelógio final em Nice com 34 km. Será um percurso equilibrado e com novidades. Atravessará Itália, San Marino, França e Mónaco, os ciclistas terão de subir os Apeninos e os Alpes italianos, bem como os Alpes franceses, o Maciço Central e os Pirenéus, além de contar com dois contrarrelógios - de 25 e de 34 km e quanto ao sterrato, tem na totalidade 32,2 km. Clica aqui para conheceres em exclusivo todos os detalhes do percurso

Quatro das grandes estrelas do pelotão internacional já confirmaram a sua presença: Jonas Vingegaard (vencedor do Tour em 2022 e 2023), Tadej Pogacar (vencedor em 2020 e 2021), Primoz Roglic (segundo em 2020) e Remco Evenepoel, que deverá estrear-se este ano na prova francesa. Também o "nosso" João Almeida está pré-convocado pela sua equipa. 

CONVITES PARA O PARIS-NICE E CRITERIUM DU DAUPHINÉ 

A A.S.O. também revelou a lista de equipas que vão participar nas outras provas por etapas que organiza, a Paris-Nice (de 3 a 10 de Março) e o Criterium du Dauphiné (de 2 a 9 de Junho). 

Em ambos os casos, tal como na Volta a França, têm presença garantida as 18 WorldTeams, mais a Lotto Dstny e a Israel-Premier Tech como melhores Proteams da temporada passada. Para além disso, a TotalEnergies e a Tudor Pro Cycling (equipa suíça) também estarão na Paris-Nice, enquanto a Uno-X Mobility e a Q36.5 Pro Cycling Team estarão no Critérium du Dauphiné. 

Equipas convidadas para a Paris-Nice

TotalEnergies (Fra)
Tudor Pro Cycling Team (Sui)

Equipas convidadas para o Critérium du Dauphiné

Q36.5 Pro Cycling Team (Sui)
Uno-X Mobility (Nor)

Etiquetas:

Relacionados