A UCI alterou as regras, permitindo às marcas adotar designs mais aerodinâmicos e a Factor aproveitou este momento para desenvolver a One, uma bicicleta que nos testes realizados provou ser a mais rápida do mundo. Ainda em fase de protótipo, esta bicicleta ganhou uma etapa no Critérium du Dauphiné, o que prova a sua faibilidade.
As bicicletas modernas têm um design diferente das existentes há quatro ou cinco anos. Agora, os ciclistas sentam-se mais à frente (posição adiantada face ao centro pedaleiro), usam guiadores mais estreitos, cranques mais curtos, pneus mais largos e posições mais aerodinâmicas que nunca. E a ONE cumpre isto desde o primeiro dia.
Mas a característica que mais sobressai na One é a sua forqueta e o quadro, ambos desenvolvidos através de CFD.
Ao separar o suporte do guiador do eixo da direção, a Factor One permite posições de condução que eram impossíveis até agora. Além disso, a parte frontal do quadro controla a passagem do ar, minimizando a resistência aerodinâmica, mas mantendo a vantagem mesmo em curva.
Os resultados dos testes independentes realizados nos túneis de vento em Guelph e SASI mostraram que:
- é 8% mais rápida que a OSTRO VAM 2.0
- 15 % mais rápida que a Cervélo S5 (2024)
- 22 % mais rápida que a Specialized Tarmac SL8
COCKPIT EXCLUSIVO
O novo cockpit integrado elimina a necessidade de um avanço e está disponível em cinco tamanhos (entre 110 e 150 mm) e três opções de altura, o que permite encontrar a opção ideal para qualquer pessoa sem sacrificar a aerodinâmica e a manobrabilidade.
Está disponível em cinco tamanhos (47, 52, 54, 56 e 58) e em quatro cores: blush, cinza nimbus, negro e prateado.
