comitium

Está a ser testada em Portugal uma nova liga de alumínio

A empresa HYDRO, sedeada em Oslo mas com uma fábrica em Portugal, desenvolveu uma nova liga de alumínio que permite reduzir custos de produção e tempo, além de ser mais leve e permitir produzir tubos menos espessos.

Está a ser testada em Portugal uma nova liga de alumínio
Está a ser testada em Portugal uma nova liga de alumínio

A HYDRO é uma empresa de referência mundial no mercado do alumínio e desenvolveu uma liga que se destina particularmente ao fabrico de bicicletas. Devido às suas características superiores de maleabilidade e resistência em comparação com uma liga padrão, pode contribuir para a otimização dos processos de produção e para a redução de espessuras nas estruturas dos quadros, conseguindo assim bicicletas ainda mais leves.

Imagem 2
 

Aproveitámos esta oportunidade para entrevistar a Diretora da fábrica em Portugal (na zona de Avintes), Paula Cameán. 

Imagem 8
Paula Cameán, Diretora da fábrica da Hydro em Portugal

Quais são as principais diferenças face às ligas de alumínio já existentes?

O peso e a resistência são fatores importantes quando pensamos no rendimento de uma bicicleta. O alumínio, pelas suas características, é um material excelente para a fabricação de componentes de bicicletas, sendo a liga 6061 a mais utilizada pelas suas boas prestações em termos de rigidez, resistência estrutural, consistência, boa resistência à corrosão e bom comportamento durante o processo de produção. O nosso departamento de Inovação e Tecnologia em Oslo desenvolveu uma nova liga, a HHY320, que pode oferecer ainda melhores resultados devido às suas excecionais características em termos de maleabilidade e resistência. Foi especialmente projetada para ser utilizada em processos que incluem uma fase de recozimento antes da união ou hidroformação, como é hábito em muitos fabricantes de quadros. Os ensaios foram muito satisfatórios num duplo sentido: permitem a otimização do processo de produção (reduzindo custos e tempo) e permite reduzir a espessura dos tubos e o peso. 

Esta liga de alumínio será fornecida a produtores de quadros de bicicletas?

Atualmente a liga HHY320 já está a ser testada por clientes em Portugal e esperamos poder lançá-la no mercado em breve.

Imagem 3
 

Qual é o processo de produção usado?

A Hydro fornece os perfis de alumínio extrudado, e são habitualmente os produtores de quadros que realizam o processo de butting ou hidroformação. As características do perfil de alumínio extrudado determinam a resistência, maleabilidade e peso que o quadro da bicicleta pode alcançar. 

A Hydro também recicla alumínio. Isso quer dizer que atualmente estão a fornecer aos fabricantes de quadros alumínio proveniente (parcialmente ou totalmente) de processos de reciclagem?

O alumínio é considerado um material permanente, pois é 100% reciclável e não perde as suas características durante o proceso. A Hydro conta com instalações próprias em Portugal e Espanha para a reciclagem do alumínio, em Avintes (Vila Nova de Gaia) e Navarra (Espanha). Reciclamos milhares de toneladas todos os anos. Através do Hydro RESTORE podemos garantir o fornecimento de alumínio 100% reciclado aos nossos clientes, proporcionando para além de uma declaração do seu conteúdo, a pegada de carbono. Desta forma, oferecemos produtos mais sustentáveis e apostamos na transparência. 

Imagem 4
 

Como é que vislumbram o setor das bicicletas na atualidade?

O setor da bicicleta encontra-se num momento de intenso crescimento, não só pelas possibilidades que oferece para a prática de desporto e atividades de lazer, mas também como meio de transporte urbano. Apostamos no desenvolvimento da indústria local, pondo à disposição do setor da bicicleta em Portugal todos os recursos para o desenvolvimento de soluções inovadoras em alumínio. Recentemente patrocinámos o 41º Grande Prémio ABIMOTA 2021, mostrando o apoio ao setor. 

Imagem 7
 

 

Arquivado em:

Indústria europeia de bicicletas em expansão

Relacionado

Indústria europeia de bicicletas em expansão

A visão da Giant acerca da indústria das ebikes de BTT

Relacionado

A visão da Giant acerca da indústria das ebikes de BTT

Já foi inaugurada a fábrica de carbono em Vouzela

Relacionado

Já foi inaugurada a fábrica de carbono em Vouzela

Os melhores videos