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Indústria europeia de bicicletas em expansão

Os dados mais recentes da indústria das duas rodas e mobilidade suave mostram o alcance das vendas com níveis recorde de 18,3 mil milhões de Euros e investimentos esperados na ordem do 1,5 mil milhões. Portugal acompanha esta tendência e reforça a aposta na inovação.

Indústria europeia de bicicletas em expansão
Indústria europeia de bicicletas em expansão

A CONEBI, Confederação das Indústrias Europeias da Bicicleta, E-Bike, Peças e Acessórios, divulgou o Relatório da Indústria Europeia de Bicicletas e o Perfil de Mercado de 2021. Os dados mais recentes revelam que as vendas dispararam 40%, atingindo o máximo dos últimos 20 anos, com 18,3 mil milhões de Euros ou 22 milhões de unidades vendidas (bicicletas e e-bikes) em toda a União Europeia (EU) e Reino Unido (RU) ao longo de 2020.

“Estimulado pela crescente procura, investimentos em infraestruturas e compromissos políticos para a transição para a Economia Verde, as indústrias da EU e RU continuam a sua espiral ascendente ano a ano, tendo 2020 sido o melhor desde que começamos a analisar dados”, explica Erhard Büchel, Presidente da CONEBI, acrescentando que “os investimentos na inovação superaram 1.500 M€, mais mil milhões que em 2019. Isso alimentou um crescimento da produção sem precedentes em toda a Europa”.

“As E-Bikes estão rapidamente a tornar-se na escolha preferida dos consumidores”, destaca Manuel Marsilio, Secretário-Geral da CONEBI.

“Os cidadãos europeus escolhem opções de mobilidade elétrica mais ecológicas, em vez de comprarem carros, o que resultou num aumento impressionante de 52% nas vendas de bicicletas elétricas, que saltaram para 10,6 mil milhões em 2020”, destaca o Secetário-Geral da CONEBI.

‘’A produção de peças e acessórios na Europa também disparou em 2020, atingindo três mil milhões de Euros, o que destaca o impacto positivo em toda a cadeia de valor da produção. No entanto, a situação atual da cadeia de abastecimento global é um sinal importante. Precisamos de investir mais na produção local; precisamos de investir mais na Europa. Com base nas projeções atuais, esperamos que o valor das peças e acessórios produzidos na Europa dobre para seis mil milhões de Euros até 2025”,  refere Büchel.

Um conjunto de novas políticas nacionais focadas na infraestrutura de ciclismo, impulsionadas por mudanças no comportamento do consumidor, significou mais boas notícias para os fabricantes europeus de bicicletas: 3,6 das 4,5 milhões de e-bikes vendidas na Europa foram fabricadas na região. Isso equivale a 80% de todos os produtos vendidos na UE e RU, produzidos na mesma região.

O excelente desempenho dos setores de bicicletas, e-bike, peças e acessórios também impulsionou empregos, com 30% de aumento em todo o setor relatado.

“Hoje, temos mais de 1.000 PMEs saudáveis, com processos de fabricação sustentável na Europa, que fornecem 155.000 empregos verdes na indústria”, enfatiza Marsilio. “Levando em consideração o cicloturismo, serviços de ciclismo como logística e partilha de bicicletas e no setor de retalho, mais de 850.000 empregos verdes são suportados pela nossa indústria”.

Com um número crescente de empresas a reforçar os seus investimentos na UE e RU, transferindo a produção para esta região, cada mil bicicletas produzidas por ano na Europa, criam de três a cinco empregos qualificados e para cada mil E-Bikes que são anualmente produzidas, entre seis e nove empregos qualificados são gerados.

“O nosso setor traz um valor tangível para a economia europeia em termos de empregos, investimento, empreendedorismo e inovação. Além disso, a nossa pegada ambiental é um fator positivo quando se trata de Economia Verde. A produção localizada na Europa resulta numa redução superior a dois milhões de toneladas de emissões de Co2 por ano”, conclui Marsilio.

O setor Português

Portugal é hoje um dos principais atores neste panorama, captando investimento estrangeiro e estando dotado de empresas capazes de responder positivamente às necessidades do mercado.

Em 2019, Portugal afirmou-se como o maior produtor de bicicletas da Europa, com mais de 2.7 milhões de unidades produzidas e em 2020, apesar do fecho a que a economia nacional esteve sujeita, devido às medidas de combate ao COVID-19, temos dados que confirmam um crescimento da ordem dos cinco por cento, no ano passado.

“Graças aos investimentos que foram feitos em 2020, a contraciclo da economia, e aos investimentos que estão a ser feitos atualmente, com a indústria nacional a apostar em novas tecnologias como é o caso da produção de quadros em carbono e da recente implementação de uma nova linha de produção de quadros para cargo-bikes e long-tails, prevemos que os números vão continuar a crescer no nosso país”, remata Gil Nadais, Secretário-Geral da ABIMOTA.

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