A União Ciclista Internacional sancionou a equipa hispano-venezuelana Java kiwi Atlántico e os seus representantes Enrique Salgueiro e Gerardo Guzmán após descobrir irregularidades na gestão desta estrutura, incluindo declarações falsas e documentos falsificados.
A equipa estava inscrita como Continental UCI venezuelana em 2022 e está proibida de participar em eventos do Calendário Internacional até 31 de Dezembro de 2028. Além disso, o espanhol Enrique Salgueiro está suspenso de qualquer atividade relacionada com o ciclismo até essa mesma data, enquanto Gerardo Guzmán está suspenso até 31 de Dezembro de 2025.
Este caso já estava a ser debatido na Comissão Disciplinar da UCI desde Julho de 2023 e ontem, 12 de Fevereiro, foi conhecido o veredicto final. "A Comissão Disciplinar determinou que a equipa e Enrique Salgueiro eram responsáveis por dois casos de fraude: o primeiro tem a ver com o uso não autorizado da assinatura de um funcionário da UCI numa carta oficial e o segundo diz respeito à apresentação perante a Federação Venezuelana de Ciclismo de um contrato falso de um ciclista que incluía uma assinatura utilizada sem a sua autorização".
Por seu lado, Guzmán foi considerado "cúmplice ao contornar os Regulamentos da UCI sobre a nacionalidade das Equipas Continentais", chegando mesmo a "registrar-se como representante da equipa sem realizar nenhuma das tarefas pelas quais uma pessoa nessa função é responsável".
A decisão permanece sujeita a eventual recurso para o Tribunal Arbitral do Desporto.