A União Ciclista Internacional revelou o programa antidopagem e de controlo da fraude tecnológica que vai aplicar na Volta a França que começa este sábado em Bilbao.
Segundo o plano previsto, todos os controlos antidoping serão feitos em qualquer momento durante as três semanas de prova e não somente após a linha de meta. Em cada etapa vai ser feito um controlo antidopagem ao ciclista que envergar a camisola amarela e ao vencedor da etapa. Além disso, todos os ciclistas serão testados antes do início da prova.
No final da competição serão escolhidas algumas amostras que serão guardadas durante dez anos para uma nova análise laboratorial. Os controlos antidoping serão feitos principalmente pelos Oficiais da ITA com ampla experiência no ciclismo.
Num comunicado, a UCI relembra que em 2023 fez um aumento significativo do financiamento do programa antidopagem no ciclismo. Tanto a UCI, como as WorldTeams, ProTeams, organizadores do WorldTour e os ciclistas de estrada masculinos decidiram fortalecer ainda mais a capacidade da ITA (Agência Internacional de Provas) para proteger a integridade do desporto graças a um aumento significativo do orçamento até final de 2024. Este financiamento reforça principalmente as áreas de investigação, testes, análises científicas, análises de dados, armazenamento de amostras a longo prazo e reanálise de amostras.
CONTROLO DA DOPAGEM TECNOLÓGICA
No que diz respeito à luta contra a fraude tecnológica na Volta a França, os controlos de presença de possíveis sistemas de propulsão ocultos nos tubos e em outros componentes da bicicleta serão realizados com o uso de três ferramentas: aparelhos magnéticos, gabinetes de raios X e dispositivos portáteis que utilizam tecnologias inovadoras.
Antes de cada uma das 21 etapas, um Comissário Técnico da UCI irá ter com cada equipa para comprovar todas as bicicletas que irão ser usadas no início de cada etapa. Estes controlos serão realizados com sistemas magnéticos. Depois de cada etapa, serão realizados controlos das bicicletas do vencedor da etapa e do ciclista que envergar a camisola amarela, verde e branca.
Além disso, serão controlados três ou quatro ciclistas escolhidos aleatoriamente ou alguém suspeito. Depois de cruzarem a meta, as bicicletas sujeitas a controlos pós etapa serão marcadas com uma etiqueta, o que permitirá acelerar o processo.