A empresa espanhola Telefonica (que detém a Movistar), deu um passo à frente na sua aposta no mundo do ciclismo e na inovação ao criar a Movistar Virtual Cycling, uma competição internacional de ciclismo virtual. A iniciativa foi apresentada ontem na conferência de imprensa realizada pela Movistar Team, com Nairo Quintana e Eusebio Unzué como protagonistas, nas vésperas de começar oficialmente o Tour de Colômbia (que começa hoje, em Medellín).
O ciclismo virtual é uma disciplina que conta cada vez com mais protagonismo entre os fãs deste desporto. Para levar a cabo o projeto, a empresa associou-se à plataforma de ciclismo indoor BKool. O software desenvolvido pela BKool permite ao utilizador treinar e competir com a sua bicicleta na sua própria casa, conetando o seu rolo a um dispositivo e participando em passeios e competições online.
O simulador permite recrear, de maneira realista, as condições de competição: distância, desnível, potência desenvolvida por cada ciclista, paisagem, orografia ou mesmo a meteorologia. Os ciclistas apenas precisam de ter um smartphone, tablet ou computador para competir online com milhares de ciclistas de qualquer parte do mundo.
O Movistar Virtual Cycling arranca no dia 1 de abril e combina várias fases de classificação online e presenciais, que coincidirão com os momentos mais icónicos da temporada ciclista. Os participantes irão competir contra os seus rivais em etapas 100% reais, que representam fidedignamente os percursos nos quais são disputadas as provas do World Tour. Os vencedores das provas de classificação acederão às finais mundiais que se disputarão no Festibike, a feira espanhola do setor das bicicletas que decorrerá na localidade madrilena de Las Rozas nos dias 13, 14 e 15 de setembro.
A competição está reservada a duas categorias, masculina e feminina. A participação será totalmente gratuita e as inscrições são feitas no site oficial (clicar aqui) onde é possível fazer o registro diretamente na plataforma de ciclismo indoor BKool. Esta iniciativa está dotada com prémios e incentivos da Movistar.
Eusebio Unzué definiu este projeto como "Uma boa oportunidade para que o ciclismo continue a evoluir e a adaptar-se às novas tecnologias". Por seu lado, Nairo Quintana considerou de extrema importância uma competição com estas características: "É uma boa notícia para os fãs do ciclismo que querem simular os percursos feitos pelos ciclistas profissionais e também é importante que a Movistar esteja presente nesta iniciativa na Colômbia".