Cannondale, em guerra contra o plástico e a favor da reciclagem

As bicicletas Cannondale serão enviadas a partir de agora em novas caixas 100% recicláveis.
Ivan Mateos e Carlos Pinto -
Cannondale, em guerra contra o plástico e a favor da reciclagem
Cannondale, em guerra contra o plástico e a favor da reciclagem

A Cannondale começou a utilizar no mercado europeu novas caixas de bicicletas 100% recicláveis. Todos sabemos que o ciclismo é um modo de transporte ecológico, numa indústria cuja embalagem deixa muito a desejar em termos de sustentabilidade: os produtos saem das fábricas em caixas cheias de plástico, espuma, fitas e zip ties, bem como outros materiais.

No seu centro de montagem em Oldenzaal (Holanda), a marca deixou de utilizar fita cola e bolsas de plástico, espuma, PVC ou zip ties para empacotar bicicletas. Todas as bicicletas são enviadas a partir destas instalações, utilizando unicamente cartão certificado FSC, tintas naturais com base vegetal e fita de embalar de papel reforçada com fibra biodegradável. Após a implementação com êxito desta primeira fase deste programa aqui na Europa, a Cannondale exportará estes processos a outras regiões do mundo.

Cannondale, em guerra contra o plástico e a favor da reciclagem

Além disso, as bicicletas Cannondale ficarão mais seguras durante o transporte. Será usada fita de arroz para proteger os quadros de possíveis toques, enquanto o resto dos elementos serão em cartão, como os protetores para os discos de travão, casquilhos para as rodas e diversas cunhas encarregadas de manter as bicicletas estáveis e protegidas dentro das suas caixas. O novo empacotamento, além de trazer vantagens para o meio ambiente, também ajuda a reduzir recursos e gastos energéticos. Cada bicicleta Cannondale chegará às lojas montada a 95%, o que reduz para metade o tempo necessário para completar o processo e o ajuste após retirada da caixa. Os travões e a transmissão já estarão ajustados, além disso, se a bicicleta estiver equipada com guardalamas ou suporte para alforges, será enviada com a roda dianteira montada, o que agilizará ainda mais a montagem.