Após renovar a maior parte das suas suspensões, a RockShox apresentou a nova versão do amortecedor de downhill Vivid, o qual tem uma capacidade de absorção melhorada e um funcionamento otimizado. E agora está mais versátil, dado que pode ser usado com bicicletas de enduro, de downhill ou e-bikes.
Segundo a RockShox, trata-se de um amortecedor a ar, mas com a suavidade de um amortecedor de mola e com uma durabilidade acrescida.
Para tal, conta com um novo e versátil sistema hidráulico que pode ser personalizado ao nosso gosto, para se adaptar a qualquer tipo de terreno ou estilo de condução.
NOVA TECNOLOGIA TOUCHDOWN
Esta tecnologia é o "cérebro" do Vivid. Basicamente é um novo sistema hidráulico que é sensível no início do curso, mantendo-se firme na zona intermédia e no final do curso.
Na prática, não sentimos estas transições pois são muito suaves e aquilo que sentimos é a sua capacidade de absorver todos os impactos, incluindo os maiores saltos.
Esta tecnologia TouchDown evita a compressão hidráulica gerada pelo piston principal nos 10% iniciais do curso. Os restantes 70% do curso são geridos através de uma compressão firme e controlada e os 20% finais são modulados e progressivos.
PROGRESSIVIDADE HIDRÁULICA AJUSTÁVEL
É possível ajustar a sua progressividade final, incrementando a compressão no final de curso. Para tal, existe um rotor que tem cinco posições de compressão distintas para personalizar o amortecimento que pretendemos nos impactos. Este botão tem um maior leque de controlo de recuperação, adaptando-se perfeitamente à cinemática dos quadros das bicicletas modernas.
CÂMARA DE AR DEBONAIR
Aquilo que diferencia o Vivid de um amortecedor de mola, é a grande capacidade de personalização da sua câmara de ar DebonAir, cujo maior volume proporciona um comportamento mais linear, um tato mais homogéneo e uma maior sensibilidade perante pequenos impactos. A câmara de ar do Vivid oferece - como já referimos antes - sensibilidade inicial, firmeza na zona intermédia do curso e uma previsível progressividade final. Os que pretenderem aumentar a progressividade devem adicionar espaçadores de volume (tokens) e aqueles que pretenderem aproveitar a totalidade do curso devem retirá-los.
MANUTENÇÃO
O Vivid é "pau para toda a obra" e é capaz de resistir aos maus tratos comuns das provas de downhill, bikeparks ou enduro. O período de manutenção passou de 50 horas para 100, o que demonstra a sua fiabilidade, robustez e longevidade. No sistema interno usa o óleo Maxima Plush Dynamic que aumenta a sensibilidade e o desempenho, inclusive nas condições mais difíceis. Assim passarás mais tempo nos trilhos e não na oficina.
VERSÕES
O Ultimate é a versão topo de gama, com um grau de personalização e absorção inigualáveis. O seu preço ronda os 845 euros. Há ainda o Vivid DH Ultimate (ao mesmo preço), o Vivid Select+, o Vivid Select e o Vivid. As principais diferenças residem no sistema hidráulico, dado que as versões topo de gama incluem o TouchDown RC2T, enquanto as mais baratas trazem o TouchDown R (que só permite regular a recuperação).
Poderás obter mais informações em www.sram.com.