O francês Julian Alaphilippe (Quick-Step Alpha Vinyl), duas vezes Campeão do Mundo, está de volta aos treinos na bicicleta após o acidente sofrido no mês passado na Liège-Bastogne-Liège e que lhe provocou fraturas em duas costelas e perfuração do pulmão com consequente hemorragia.
Aliás, nesta fase Alaphilippe não descarta a hipótese de ir à Volta a França, que tem partida agendada para o dia 1 de Julho em Copenhaga.
"Depois do meu último exame em Herentals, foi muito bom poder voltar a andar de bicicleta pela primeira vez depois do meu acidente. A boa notícia é que o meu pulmão já está recuperado, por isso estou muito feliz. Os ossos que parti continuam a doer-me, o que é normal, já que estas lesões demoram mais tempo a sarar, mas disseram-me que já podia começar a treinar", explicou o francês.
Alaphilippe começou a treinar no rolo e já viajou até à Serra Nevada onde a sua equipa está a estagiar, preparando a Volta a França. "Estou a melhorar dia após dia e espero continuar assim. As minhas lesões só precisam de tempo para sarar, não há necessidade de fazer nenhuma cirurgia, por isso decidimos que seria boa ideia juntar-me ao grupo, para recomeçar a minha preparação".
"Obviamente não consigo fazer o mesmo tipo de treino que os meus colegas. Vou precisar de mais tempo para treinar e recuperar a forma. No entanto, estou muito feliz por poder voltar a estar com os meus colegas, dado que o ambiente no seio da equipa é muito bom e as condições para treinar são perfeitas", saientou.
Competitivo por natureza, Julian Alaphilippe ainda acredita que poderá estar na Volta a França, embora reconheça que precisa de tempo para encontrar a forma necessária. A decisão final só será tomada cerca de uma semana antes da prova começar.