No total a prova terá três etapas, à semelhança do ano passado, todas em linha. São 10 as Camisolas de Líder que vão estar em disputa (mais três do que em 2024), numa prova que ganha cada vez mais protagonismo no calendário nacional, com a organização do Sporting Clube de Fermentelos (SCF) e da Anicolor – Sistemas de Alumínio, que é também o naming sponsor da corrida.
ETAPAS
Dia 19 de setembro, sexta-feira, será dado o tiro de partida com a primeira etapa, uma ligação de 168,2 km com partida às 14h30, da sede do Sporting Clube de Fermentelos, em Fermentelos (Águeda) e chegada em Ílhavo, onde será conhecido o primeiro Camisola Amarela da prova. Trata-se de uma tirada sem grandes dificuldades, plana, com três contagens de montanha, duas de 4.ª categoria e uma de 5.ª categoria.
Sábado, dia 20 de setembro, chega a segunda etapa e com um trajeto bem acidentado. Esta será a mais longa das tiradas da 9.ª edição da corrida, ao ligar Mortágua (13h) a Oliveira do Bairro, na distância de 169,8 km. Há quatro Prémios de Montanha – dois de 3.ª categoria, um de 2.ª categoria e outro de 1.ª categoria, aos 48,8 km – que vão colocar o pelotão à prova, dada a dureza que se espera.
No domingo, dia 21 de setembro, chegam as grandes decisões com a terceira etapa, que é também a etapa-rainha, com quatro Prémios de Montanha. A partida será em Oliveira do Bairro (município que recebeu a meta no dia anterior), às 12h30, e a chegada após 161,1 km será em Águeda, Capital da Bicicleta, na Avenida 25 de Abril (16h41). Após o pelotão cruzar o primeiro Ponto Quente do dia, será um constante “rompe-pernas”, com a primeira das quatro montanhas a surgir aos 55,2 km (2.ª categoria), depois, aos 86,1 km (1.ª categoria) chega a subida mais desafiante de todas, a ascensão a Arões. Segue-se nova escalada aos 111,8 km (3.ª categoria) e aos 131,7 km (2.ª categoria), em São João do Monte, o pelotão enfrenta a última dificuldade desta tirada. Em Águeda, será conhecido o desfecho do 9.º Grande Prémio ANICOLOR e coroado o vencedor desta edição.
PELOTÃO INTERNACIONAL COM 16 EQUIPAS CONFIRMADAS
Vão alinhar no pelotão do Grande Prémio ANICOLOR oito Equipas Continentais portuguesas, a começar pela Anicolor / Tien21, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé, Feirense-Beeceler e GI Group Holding-Simoldes-UDO. Depois vêm as equipas de clube portuguesas SOMA Group, Santa Maria da Feira-Moreira-Bolflex-E.Leclerc, Óbidos Cycling Team, Earth Consulters-Maia-Frutas Monte Cristo e Porminho Team Sub-23. Estão também já confirmadas três espanholas. São elas a Technosylva Maglia Rower Bembibre, Controlpack e MP Group-Doltcini. Há outras quatro equipas que a organização aguarda confirmação.
CAMISOLAS EM DISPUTA
Camisola AMARELA CMA: Classificação Geral individual
Camisola AZUL CM Oliveira do Bairro: Classificação Geral da Montanha
Camisola VERDE Ponto Urbano: Classificação Geral dos Pontos
Camisola BOLINHAS Cuncortave: Geral Pontos Quentes
Camisola VERMELHA Pervedant: Classificação Geral Metas Volantes
Camisola ROSA DUBRAL: Classificação Geral Meta Autarquias
Camisola BRANCA Estores Limite: Classificação Geral da Juventude
Camisola LARANJA Simão Vela Seguros: Classificação Geral Equipas de Clube
Camisola XADREZ RALMAT: Prémio Combatividade
Camisola ROXA San António: Classificação Geral Combinado