Dicas e Truques

Tubeless: 10 dicas para aproveitares este sistema ao máximo

Se ainda não estás rendido ao sistema Tubeless nem sabes o que perdes. Neste artigo oferecemos-te 10 conselhos para o aproveitares ao máximo.

Revista BIKE

2 minutos

10 dicas para aproveitares o Tubeless ao máximo

1. A melhor maneira de evitar um furo é a prevenção. Usa sempre líquido selante de boa qualidade de forma a que forme uma película protetora no fundo do pneu. Este sistema também cria uma blindagem na zona de união do aro com o pneu. 

2. As laterais do pneu Tubeless são um pouco difíceis de colocar no aro e isso é perfeitamente natural e recomendável. Porquê? Porque o objetivo é que o conjunto pneu + roda fique hermético. Para facilitar o processo de montagem, usa um pouco de água e sabão (que funcionam como uma espécie de lubrificante) na lateral do pneu. 

3. É provável que durante o processo de enchimento de um pneu novo com uma bomba tradicional surjam fugas de ar. Não te preocupes, pois isso só acontece na primeira vez, dependendo da combinação do pneu + aro. O problema reside na insuficiente pressão de ar que cada bombada proporciona, imposibilitando que o pneu fique bem alojado no aro. Se usares um compressor ou uma bomba de pé de elevada pressão com reservatório conseguirás resolver rapidamente o problema. 

4. Aperta à mão a porca que mantém a válvula no aro. Assim será mais fácil retirar caso precises de colocar uma câmara de ar convencional se tiveres um furo a meio de uma volta. Também recomendamos colocar uma gota de óleo na rosca da porca para que não fique bloqueada. 

5. Se apesar de teres tido todas as precauções furares e não te apetecer localizar onde está o furo e colocar um taco, o mais rápido é colocar uma câmara de ar até chegar a casa. É bastante fácil: basta retirar a válvula do Tubeless, analisar com a mão o fundo do pneu para procurar algum pico, vidro ou outro detrito que tenha provocado o furo e colocar a câmara de ar. 

6. Por vezes as válvulas ficam entupidas e não conseguimos encher o pneu com ar. A solução passa por extrair o bus, limpá-lo bem e votar a montá-lo aplicando uma gota de lubrificante na borracha.

7. Uma das grandes vantagens do Tubeless é permitir rolar com menos pressão de ar, aumentando a superfície do pneu em contato com o solo, mas mantendo ao mesmo tempo a proteção contra furos. Deves ter este pormenor em mente quando estiveres a escolher os teus próximos pneus. Um perfil mais arredondado terá menos superfície de contato do que um mais "quadrado". 

8. A melhor forma de localizar um furo é submergir completamente a roda em água. Além disso, conseguimos comprovar se as laterais também estão a perder ar. 

9. As válvulas Tubeless são do tipo "Presta" ou finas, mas têm um casquilho com rosca que as convertem facilmente em Schrader (válvula grossa). Recomendamos ter sempre esta peça à mão para poderes encher as rodas com qualquer bomba ou, por exemplo, numa gasolineira. 

10. Revê esporadicamente o líquido selante e caso seja necessário adiciona. Recomendamos (consoante a marca) rever pelo menos de 4 em 4 meses. E evita misturar líquidos selantes de marcas diferentes dado que as fórmulas são diferentes e podem provocar uma reação química (o líquido fica com grumos e deixa de fazer efeito). 

Etiquetas:

Relacionados