Dicas e Truques

Truque para evitar esgotar o curso do amortecedor

Se mesmo com o amortecedor bem ajustado (incluindo o sag) costumas usar todo o curso do amortecedor e gostarias de algo mais progressivo, podes adicionar espaçadores ou tokens. Mas há outro truque...

Ivan Mateos

1 minuto

Truque para evitar esgotar o curso do amortecedor

Claramente a opção mais adequada é comprovar se o teu amortecedor tem algum redutor de volume interno instalado. Se não tiver, comprova quais são os tokens compatíveis. Nota que quanto maior for o espaçador, mais pequena será a câmara de ar e mais progressiva será a resposta.

Se quiseres experimentar antes sequer de desmontar o amortecedor ou enviá-lo para uma oficina, faz este truque que permitirá aumentar ligeiramente a progressividade: dentro da câmara de ar há um determinado volume de óleo de lubrificação do sistema interno, que no caso deste amortecedor da RockShox é de 0,5 ml. O truque consiste em acrescentar uma pequena quantidade de óleo para reduzir a câmara de ar. Este truque pode ser suficiente, caso aquilo que pretendas seja uma alteração pequena em termos de comportamento. Obviamente, não deves colocar mais do que entre 0,5 e 1 ml (no máximo), para não prejudicar o seu funcionamento e fiabilidade.

Para acrescentar este volume de óleo, primeiro deves retirar todo o ar da câmara e o obus da válvula. Depois comprime o amortecedor. À medida que o fores alongando, introduz com uma seringa o óleo através da válvula. O efeito de sucção fará o resto. Caso não seja suficiente e precises de mais progressividade, terás de instalar espaçadores (também conhecidos como tokens). Instala um de cada vez e experimenta.

Etiquetas:

Relacionados