Mesmo com líquido selante, um sistema tubeless perde sempre ar. Adicionar mais líquido pode não ser a solução, caso o ar saia por um local que o líquido não consegue selar. Se a perda de ar for muito evidente (caso notes de um dia para o outro), estas são as três causas mais frequentes:
- Lateral do pneu: Os restos de látex podem criar uma zona - espécie de bolha - que impede que o sistema sele bem, ficando uma abertura entre o pneu e o aro.
- Buracos dos raios: Se a fita do aro está descolada ou danificada, garantidamente surgirão fugas de ar.
- A válvula: O líquido seco acumulado após vários anos também pode influenciar o comportamento do sistema tubeless.
- Pneu e selante são incompatíveis: Sim, por vezes os compostos do selante são incompatíveis com os materiais em que são fabricados os pneus e é preciso mudar de selante. Sugerimos que antes de mudar de selante, laves muito bem o interior do pneu e o próprio aro.
Seja como for, temos de ter em conta que embora na maior parte das vezes o tubeless não envolve problemas, não é eterno e requer uma pequena manutenção periódica.