Aqui no site www.mountainbikes.pt já publicámos vários artigos que mostram os bastidores do WorldTour, em termos de logística, treino, preparação, ordenados, etc. Hoje o tema é outro: a pressão que os ciclistas profissionais adotam nos pneus das suas bicicletas. Fomos aos camiões-oficina das equipas WorldTour e contamos o que vimos.
Todos os dias os mecânicos confirmam a pressão dos pneus de todas as bicicletas que os ciclistas vão usar em competição, incluindo as bicicletas suplentes que vão nos suportes dos automóveis. Essa pressão é específica em função do peso e das características de cada ciclista. Obviamente, o estado do piso e as condições climatéricas também influenciam essa decisão, porque um asfalto em mau estado ou a chuva obrigam a reduzir um pouco esse valor
A roda traseira dos ciclistas mais corpulentos geralmente leva 5 Bar, enquanto a dianteira dos mais leves ronda os 4 Bar.
Parece pouco, mas é a pressão ideal para os pneus que os ciclistas profissionais usam na atualidade, ou seja, 28 ou 30 mm.
Lembramos que há alguns anos a média rondava 8 Bar, quando se usavam pneus e rodas tubulares de 23 mm.
Nós próprios já usamos os 4 ou 5 Bar de pressão há alguns anos e recomendamos a todos os ciclistas amadores, excepto em ciclistas mais pesados (ou seja, os que pesam mais de 80 kg). Se usas rodas e pneus tubeless (o sistema sem câmaras de ar), podes usar uma pressão ainda mais baixa, e isso aumenta o conforto, a aderência e reduz o risco de furos, sem haver perda de velocidade.