comitium

Sabes qual é a pressão de ar adotada pelos ciclistas profissionais?

Sabes qual é a presão que os ciclistas profissionais usam nos pneus das suas bicicletas em competição nas principais provas do mundo?

Gerardo Centeno García-Rodrigo. Fotos: Luis Ángel Gómez (Sprint Cycling Agency)

Esta é a pressão de ar adotada pelos ciclistas profissionais
Esta é a pressão de ar adotada pelos ciclistas profissionais

Aqui no site www.mountainbikes.pt já publicámos vários artigos que mostram os bastidores do WorldTour, em termos de logística, treino, preparação, ordenados, etc. Hoje o tema é outro: a pressão que os ciclistas profissionais adotam nos pneus das suas bicicletas. Fomos aos camiões-oficina das equipas WorldTour e contamos o que vimos. 

Todos os dias os mecânicos confirmam a pressão dos pneus de todas as bicicletas que os ciclistas vão usar em competição, incluindo as bicicletas suplentes que vão nos suportes dos automóveis. Essa pressão é específica em função do peso e das características de cada ciclista. Obviamente, o estado do piso e as condições climatéricas também influenciam essa decisão, porque um asfalto em mau estado ou a chuva obrigam a reduzir um pouco esse valor  

A roda traseira dos ciclistas mais corpulentos geralmente leva 5 Bar, enquanto a dianteira dos mais leves ronda os 4 Bar. 

Parece pouco, mas é a pressão ideal para os pneus que os ciclistas profissionais usam na atualidade, ou seja, 28 ou 30 mm. 

Lembramos que há alguns anos a média rondava 8 Bar, quando se usavam pneus e rodas tubulares de 23 mm. 

Nós próprios já usamos os 4 ou 5 Bar de pressão há alguns anos e recomendamos a todos os ciclistas amadores, excepto em ciclistas mais pesados (ou seja, os que pesam mais de 80 kg). Se usas rodas e pneus tubeless (o sistema sem câmaras de ar), podes usar uma pressão ainda mais baixa, e isso aumenta o conforto, a aderência e reduz o risco de furos, sem haver perda de velocidade.

Arquivado em:

A impressionante logística da Volta a Espanha

Relacionado

A impressionante logística da Volta a Espanha

Astana cada vez mais perto de conseguir manter a licença WorldTour

Relacionado

Astana cada vez mais perto de conseguir manter a licença WorldTour

Estes são os 10 ciclistas mais bem pagos do mundo

Relacionado

Estes são os 10 ciclistas mais bem pagos do mundo

Estas são as quatro bicicletas vencedoras da Volta a Espanha

Relacionado

Estas são as quatro bicicletas vencedoras da Volta a Espanha

As bicicletas da Volta a Espanha 2025

Relacionado

As bicicletas da Volta a Espanha 2025

A Impressionante logística do Europeu de BTT em Melgaço

Relacionado

A Impressionante logística do Europeu de BTT em Melgaço