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Ponderas usar cartuchos de CO2? Lê as nossas dicas

No mercado há essencialmente dois tamanhos standard de cartuchos de CO2 que permitem encher os pneus da bicicleta. Neste artigo damos algumas dicas e explicamos como é que costumamos fazer.

Ivan Mateos

Dicas sobre a utilização de cartuchos de CO2
Dicas sobre a utilização de cartuchos de CO2

A única diferença entre os cartuchos de 16g e de 25g é a sua capacidade em termos de gás. Portanto, o de 25g é mais adequado para pneus mais largos, como os 29x2.4 para cima. Então, qual é a melhor opção. No nosso caso, costumamos levar um de 25g e um aplicador com regulador. Nota que nem todos os aplicadores têm regulador, e embora seja mais pesado e volumoso, vale a pena, porque se sobrar gás, podemos usá-lo noutra altura. 

Além disso, convém ter a noção de que deves escolher o tamanho do cartucho consoante a tua perícia. Se estás acostumado a tarefas de mecânica, o cartucho de 16g serve perfeitamente, mas se não tens muita perícia, e por vezes o ar sai, a melhor opção é o de 25g.

Como norma geral, se és daqueles que sabe usar o cartucho, tens uma bike de XC e a tarefa de resolver furos para ti é uma banalidade, uma botija de 16g e um aplicador simples (mais compacto e leve) dão conta do recado.

Nota que nem sempre o cartucho de CO2 nos "salva a vida". Tudo depende do tipo de furo e do estado do pneu e do selante (se tiver). Caso tenhas retirado o pneu tubeless do aro e agora o tenhas de vedar, o cartucho vai conseguir fazê-lo com eficácia, mas não vai permitir adicionar muita pressão, por isso leva sempre uma bomba de mão. E se puderes levar outra botija, sempre acelera o processo. 

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