Se ultimamente notas que o pé sai do pedal com demasiada facilidade, mesmo depois de teres ajustado a tensão dos cleats, o mais provável é que os teus cleats estejam desgastados.
Os cleats são aquele acessório muitas vezes esquecido e que só nos damos conta quando já é tarde de mais. Como todos os componentes de uma bicicleta, requer uma limpeza e um par de gotas de óleo periodicamente. Os cleats são fabricados num metal mais "macio" do que as fixações do pedal, precisamente para que se desgastem antes e assim, com a sua substituição, possamos continuar a desfrutar de um funcionamento de topo.
Folgas, ruídos ao pedalar, sensação de alguma flutuabilidade e facilidade para libertar o pé involuntariamente são factores que indicam claramente que requerem uma substituição. Visualmente é possível confirmar o desgaste dos cleats, pois apresentam um formato mais arredondado.
DICA
Antes de colocares uns cleats novos, limpa bem a sola dos sapatos e retira os detritos. Depois, com uma caneta ou marcador (por exemplo de cor dourada), contorna a posição dos cleats antigos. Assim, saberás automaticamente qual é a posição em que deves colocar os novos sem precisares de fazer novamente um bike fit.