Em terreno seco, quer seja duro ou solto, a aderência do pneu é sempre menor, pelo que devemos ter mais precaução se queremos conservar a aderência.
Partimos do princípio de que usas um pneu específico e uma pressão adequada, pelo que só te iremos dar dois conselhos:
1-Para começar: primeiro, devemos repartir bem o peso. Nas descidas é errado estares sentado demasiadamente atrás, pois retiramos peso da roda dianteira e pressão contra o solo.
Modera a tua postura, repartindo bem o peso. Uma forma de forçarmos a que isso aconteça, é flectir os cotovelos para os lados, desta forma baixamos o peito e o centro de gravidade.
2-Outro conselho: nunca traves bruscamente, nem sequer numa zona recta. É algo que costumamos ver nas maratonas e que causa uma grande sensação de insegurança.
Trava somente com um dedo, no máximo dois e pressiona suavemente a manete, dosificando a pressão de maneira gradual e constante. Nunca o faças de forma brusca pois apenas irás fazer com que a roda dianteira fique bloqueada.