Dicas e Truques

MECÂNICA: substituição de pastilhas de travão SRAM Maven

Os travões SRAM Maven são atualmente os mais potentes da marca. O segredo do seu poder de travagem reside na tecnologia de duplo pistão e no ponto de aplicação de pressão. Em todo o caso, mais cedo ou mais tarde será necessário substituir as pastilhas e é esse tema que iremos abordar neste artigo. 

Iván Mateos // Fotos: César Cabrera

2 minutos

Substituição de pastilhas de travão SRAM Maven

Substituir as pastilhas de travão usadas é um processo mais ou menos estandartizado em todos os modelos, embora existam algumas particularidades. No caso destes SRAM Maven, a própria estrutura da pinça de travão, que é bastante reforçada, não permite a extração das pastilhas pela parte superior, por isso é mais simples separar a pinça da bicicleta e aproveitar para fazer uma pequena manutenção. 

 

FERRAMENTAS

  1. Desmontas: para abrir os pistões. 
  2. Chaves Allen: podem ser de 5 e 2,5 ou 3mm, para desmontar a pinça de travão do quadro e o passador. 
  3. Alicate de pontas planas: para retirar o clip de segurança do passador. 

PASSO A PASSO…

PASSO 1: Desaperta e remove os parafusos que prendem a pinça ao quadro ou suspensão para facilitar a troca das pastilhas. 

PASSO 2: O pino tem um anel de segurança para evitar que saia e perca as pastilhas. Remove-o.

PASSO 3: Agora podes soltar e remover completamente o pino de segurança (passador). Aproveita para limpá-lo.

PASSO 4: Já podes retirar as pastilhas. Basta segurá-las pelas laterais, pressioná-las e puxá-las para fora.

PASSO 5: Verifica o estado das pastilhas. Estas, embora ainda possam ser usadas, apresentam alguma ferrugem.

PASSO 6: Borrifa bem a pinça e os pistões com álcool isopropílico (ou qualquer marca de spray limpador de travões).

PASSO 7: Limpa com um pano para remover todos os resíduos. Toda essa sujidade é proveniente das pastilhas gastas.

PASSO 8: Com um dos desmontas abre bem os pistões para ser mais fácil colocar as pastilhas novas. Não sejas brusco, faz isto com calma de modo a não danificar nenhuma peça. 

PASSO 9: Limpa também os discos com spray de travões. 

PASSO 10: Escolhe as pastilhas com base no uso (vê aqui quais são as opções) ou desempenho preferido e monta-as no suporte de mola.

PASSO 11: Agora insere as pastilhas na pinça de travão.

PASSO 12: Introduz o pino que as prende. Aperta bem (sem ser brusco) e não te esqueças de colocar o anel de segurança.

PASSO 13: Com a pinça no quadro e sem apertar os parafusos que prendem ao quadro, deixa a roda rolar e trava várias vezes. Depois mantém um dedo na manete de travão. 

PASSO 14: Como a pinça já está a  “morder” o disco, aperta os parafusos de fixação da pinça. Isto vai permitir que fique tudo centrado.

PASSO 15: Não te esqueças de verificar a espessura geral do disco, para ter certeza de que está dentro da margem. 

PASSO 16: Os parafusos de fixação do disco têm tendência para se desapertar com frequência devido à trepidação. Verifica-os e reaperta-os (6 Nm) alternadamente.

 

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