Dicas e Truques

MECÂNICA: manutenção e ajuste da folga dos pedais Shimano e TIME

Os Shimano PD-M520 são os pedais de encaixe mais usados. Herdeiros do primogénito PD-M525, que chegou ao mercado em 1992, ainda partilham o sistema com eixo de rolamento ajustável. Por sua vez, os Time Atac Alium são de 2007 e o seu eixo de casquilho de fricção ainda gira como no primeiro dia. Eis o segredo para a longevidade de ambos os modelos.

Iván Mateos. // Fotos: César Cabrera

3 minutos

Manutenção e ajuste da folga dos pedais

Não há mistério: a durabilidade requer uma manutenção completa e regular. Os pedais de encaixe podem durar uma eternidade, sendo provavelmente um dos componentes que duram mais tempo, mas requerem cuidados mínimos, tais como lubrificação externa e interna e a correção imediata de qualquer folga. Nestes pedais Shimano com eixo tipo "cartucho", que tem esferas e cones, o ajuste é feito como nos eixos tradicionais, aproximando o cone e fixando-o com a porca. Existem outras marcas no mercado que utilizam rolamentos ajustáveis, mas são muito raras.

Em vez disso, a maioria baseia-se no conceito aqui representado pela Time: um rolamento selado sem qualquer ajuste na extremidade do eixo e um casquilho de fricção perto do cranque. Em pedais deste tipo, a lubrificação frequente é crucial para não desgastar o casquilho de fricção. A folga indica que a massa foi esgotada (simplesmente pelo uso, ou por lavagem) e deve ser substituída, uma vez que a própria massa ocupa um espaço entre o eixo e o casquilho e corrige a folga. Vamos ver como se faz. 

FERRAMENTAS 

É óbvio que para a limpeza e lubrificação é necessário um trapo ou papel e massa consistente, mas também é necessário o seguinte:
  1. Chave inglesa. Dependendo do modelo de pedal podes precisar de um tamanho ou do outro.
  2. Chaves de bocas. Em diferentes tamanhos. Para estes Shimano utilizámos 7, 10, 11 e 15 mm.
  3. Alicate de pontas. Necessário para os pedais Time em que trabalhamos, em outros pedais pode ser necessária uma chave Allen ou uma chave de fendas.
  4. Extrator Shimano. Indispensável para remover o eixo de alguns pedais Shimano.
 

PASSO A PASSO - PEDAIS SHIMANO

PASSO 1> Usa o extrator Shimano para soltar a porca de plástico que fixa o eixo. Deve sair à mão, mas podes usar um torno ou uma chave de 36 mm. Desaperta seguindo o sentido indicado.  

PASSO 2> Com o pedal extraído, o eixo e os rolamentos ficam visíveis. Como vamos aproveitar a oportunidade para limpar e lubrificar, vamos começar por desmontar os rolamentos, soltando a porca que fixa o cone. 

PASSO 3> O cone, que é a pista sobre a qual as esferas rodam, é removido à mão. Tem cuidado com as esferas, de modo a não perderes nenhuma. Faz uma verificação visual da pista do cone para descartar qualquer dano. 

PASSO 4> O corpo do pedal repousa sobre este cilindro para rodar. Nas suas extremidades estão os dois rolamentos de esferas. Cuidadosamente, puxa-o para longe do eixo.

PASSO 5> Coloca todas as esferas num pedaço de papel para as limpar. A melhor maneira de o fazer é dobrar o papel sobre elas e enrolá-las entre as duas camadas de papel. Toma nota: neste caso, há 12 esferas em cada linha.

PASSO 6> Limpa cuidadosamente o resto dos elementos: eixo, casquilhos, cones, roscas, a porca de plástico que fixa o eixo... Inspeciona as pistas onde as esferas rodam, se encontrares canais ou ranhuras, a rotação suave já não é garantida. 

PASSO 7> Inicia a montagem das peças. Aplica alguma massa lubrificante de rolamento e "cola" a primeira fila de esferas. Para o fazer, podes usar uma fita embebida em massa. 

PASSO 8> Insere o casquilho, certificando-te de que a linha inferior de esferas está bem suportada entre o casquilho e a pista do eixo. Depois lubrifica a parte superior e insere as esferas restantes. 

PASSO 9> Enrosca no cone, com a pista virada para as esferas e a porca. Introduz o cone até que a folga entre o casquilho e o eixo seja eliminada. Nesta altura, enquanto seguras o cone, fixa a posição apertando a porca. 

PASSO 10> Aplica massa externamente no eixo e na porca de plástico, e monta tudo para fechar o pedal. Como podes ver, o extrator Shimano é feito de plástico, o que significa que só precisas de o apertar levemente. Verifica a rotação.


 

PASSO A PASSO - PEDAIS TIME

PASSO 1> Muitas marcas partilham o sistema de eixos da Time (CrankBrothers, Bontrager, Exustar, HT,... ). Neles encontrarás uma tampa exterior que dá acesso à desmontagem do eixo. Remove-a com um alicate.

PASSO 12> Debaixo da tampa encontrarás uma porca roscada até à extremidade do eixo. Terás de a desapertar com a chave apropriada. Sob a porca está um rolamento selado sem manutenção. Se tiver folga, precisa de ser substituído.

PASSO 13> Uma vez removido o eixo, olha para o interior do orifício do pedal. Aí podemos ver o casquilho de fricção, que gira diretamente sobre o eixo do pedal. Verifica o desgaste. Se estiver bem lubrificado, durará anos.

PASSO 14> Limpa bem o eixo, prestando especial atenção à pista sobre a qual desliza o casquilho de fricção, que se pode identificar porque tem um polimento mais fino para reduzir o atrito.

PASSO 15> Lubrifica o eixo com massa lubrificante de Teflon. A massa lubrificante criará uma película fina entre o eixo e o casquilho, o que deverá eliminar completamente a folga. Se a folga persistir é porque um dos elementos está demasiado gasto. 

PASSO 16> Volta a montar o pedal em ordem inversa, terminando com a tampa exterior de plástico. Debaixo desta tampa, adiciona um pouco de massa, que pode atuar como uma barreira extra contra a entrada de humidade.

 

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