Para além da limpeza geral dos pedais automáticos e das molas (que costumam ficar com bastantes detritos, sobretudo no Inverno), é importante verificar o sistema de rolamentos. Algumas marcas usam rolamentos de boa qualidade, mas também há algumas que usam uma combinação de rolamentos selados na extremidade do eixo e um casquilho de fricção perto da rosca. Os casquilhos de fricção são, na verdade, um tubo deslizante que roda diretamente sobre o eixo de aço, por isso o seu desgaste é elevado e por isso mesmo deve estar permanentemente limpo e lubrificado.
Para evitar folgas convém extrair o eixo e lubrificar com frequência. É bastante fácil de executar e recomendamos fazê-lo com uma periodicidade elevada (uma vez a cada 2 ou 3 meses), sobretudo na época de chuva. E nem precisas de desmontar o pedal da bicicleta, basta seguir estes passos:
1 - Retira a tampa lateral do pedal. Atenção, em alguns pedais, a rosca desta tampa é no sentido inverso (como no caso da BBB ou da Exustar).
2 - Debaixo dessa tampa encontrarás uma porca, que tens de retirar.
3 - Puxa para fora o corpo do pedal de modo a separá-lo do eixo.
4 - Limpa bem o interior e lubrifica-o com massa consistente.
5 - Monta novamente o corpo do pedal seguindo os passos que referimos anteriormente.