Dicas e Truques

Estás com problemas no espigão telescópico? Pode ser do cartucho

Se começaste a notar que o espigão telescópico custa um pouco a baixar, como se tivesse mais fricção inicial ou se, pelo contrário, não fica imóvel quando está bloqueado, pode dever-se ao cartucho. Pode ser necessário substituí-lo, mas por vezes uma simples limpeza pode ser suficiente.

Ivan Mateos

1 minuto

Manutenção do espigão telescópico. Pode ser do cartucho

Estas dicas dependem da marca e do modelo do espigão que tiveres. Mas a maioria funciona da mesma forma, sendo basicamente um sistema hidráulico fechado que quando falha deve ser substituído por outro. Nesse tipo de espigões, só te tens de preocupar em limpar e lubrificar periodicamente a baínha. Podes levantar o retentor que protege contra a entrada de pó e água para fazer uma limpeza e lubrificação. É bastante simples, basta desenroscar, limpar e colocar óleo com Teflon, que tem propriedades deslizantes, para recuperar a suavidade. Deves fazer uma desmontagem total pelo menos duas vezes por ano, acedendo ao interior e limpando/lubrificando com massa com Teflon. 

As principais marcas de espigões têm sistemas de funcionamento próprios e nesse caso sugerimos fazer essa manutenção interna numa loja. Em todo o caso, há coisas que podes fazer em casa, como limpar/lubrificar a bainha e rever a pressão da câmara de ar do espigão, de modo a comprovar se está dentro dos limites recomendados pelo fabricante. A pressão baixa é uma das principais causas de espigões com recuo lento ou inadequado. 

Etiquetas:

Relacionados