Dicas e Truques

Está na hora de carregar a bateria da tua ebike? Lê estas dicas

Se cuidares da tua bateria, poderás disfrutar mais dela. Neste artigo mostramos-te um conjunto de conselhos bastante simples que ajudam a proteger a saúde da bateria da tua ebike.

Carlos Pinto

1 minuto

Está na hora de carregar a bateria da tua ebike? Lê estas dicas

O carregamento eficiente é uma das condições essenciais para o prolongamento da vida útil da bateria de uma bicicleta elétrica. Cada bateria é diferente, por isso sugerimos que leias cuidadosamente o Manual de Utilizador fornecido quando compraste a bicicleta (ou a bateria). E quando a colocares a carregar, lembra-te do seguinte:

1. Usa o seu próprio carregador: Utiliza sempre o carregador recomendado pela marca. Tanto a bateria como o carregador têm os seus próprios circuitos e software de gestão, por isso nunca uses um carregador emprestado. 

2. Mantém os contactos secos: Se choveu ou lavaste a bicicleta, seca os contactos antes de colocares o carregador, para evitar um susto.

3. Arranja espaço: Nunca deves cobrir o carregador nem envolvê-lo numa manta ou toalha. O carregador deve estar numa zona ventilada pois um sobreaquecimento pode provocar um incêndio. Também não recomendamos carregar a bicicleta perto de materiais ou gases inflamáveis. No nosso caso (revista portuguesa eBIKE), não carregamos as baterias na oficina onde temos os lubrificantes, sprays, desengordurantes, líquidos antifuro, etc. Carregamos na redação, num ambiente controlado e mais arejado. 

4. Temperatura ótima: Carrega a bateria num ambiente entre os 10 e os 20º de temperatura. Acima ou abaixo desses valores, a qualidade do carregamento pode variar e inclusivé danificar o sistema. Aliás, algumas baterias têm um sistema de autoproteção que impede o carregamento fora desses valores. Tudo isso estará bem explicado no manual do utilizador, daí recomendarmos ler cuidadosamente o mesmo. 

5. Vais de férias?: Se vais entrar de férias e a tua ebike vai ficar parada um mês (ou mais), deixa a bateria com pelo menos 10% da sua capacidade. Nunca a deixes totalmente vazia, pois pode ficar danificada.  

Além disso, quando a bicicleta está parada muito tempo, convém lembrar que convém fazer um ciclo de carga completo a cada 3 ou a cada 6 meses, dependendo da marca, seguindo sempre as instruções do fabricante. 

Relacionados