A resposta oficial à pergunta inicial é não. Muitos fabricantes referem explicitamente no manual do utilizador que a garantia deixa de ter efeito se pendurarmos a bicicleta num cavalete pela zona do quadro, dado que isso afeta a durabilidade do mesmo. Aliás, muitas marcas também referem que a garantia deixa de ter efeito se, por exemplo, colocarmos a bicicleta num rolo de treino. As próprias marcas conseguem saber através de scan interno se o quadro foi sujeito a uma determinada pressão e que tipo de causa causou a quebra ou a deformação das fibras.
O carbono usado nos quadros das bicicletas é um material frágil que, dependendo da técnica de construção ou tipo de resinas e fibras usadas é mais ou menos resistente a pressões ou pancadas.
Portanto, não aconselhamos fazê-lo. Não descriminamos quem o faça, mas salientamos que o peso integral da bicicleta estará concentrado numa só zona do quadro, portanto a responsabilidade é de cada um. Se o fizeres, tem muito cuidado a ajustar o sistema de aperto ao quadro e protege essa zona com uma esponja ou pano macio. O mais adequado é apoiar a bicicleta através do espigão de selim.