Dicas e Truques

Conselhos para evitar que nos roubem a bicicleta

Infelizmente o roubo de bicicletas está a crescer, tanto em espaços públicos como privados. De modo a evitar ou pelo menos dificultar o trabalho dos "amigos do alheio", segue os nossos conselhos. 

Carlos Pinto

3 minutos

Conselhos para evitar que nos roubem a bicicleta

Ao contrário do que se pensa, as bicicletas mais baratas são as mais apetecíveis para os ladrões, por dois motivos: o primeiro tem a ver com a própria despreocupação dos ciclistas, que pensam que por se tratar de bicicletas baratas, ninguem as vai querer roubar e usam métodos anti-roubo pouco robustos. O segundo motivo tem a ver com a facilidade de revenda dessas bicicletas.

Quer se trate de uma bicicleta barata ou cara, se tivermos algumas preocupações básicas conseguimos evitar ou dificultar o roubo. Estes são alguns conselhos que deves seguir:

  • Anota o número de série da tua bicicleta (geralmente está localizado num autocolante debaixo do eixo pedaleiro)
  • Tira fotografias recentes à tua bicicleta, aos componentes que estão montados e a características únicas (por exemplo, um risco ou falta de tinta no quadro). Para a Polícia estes dados são importantes.
  • Guarda a factura, se ainda a tiveres e anota os componentes que entretanto montaste.
  • Se não puderes guardar a bicicleta em casa, e se a garagem privada for a única opção, pondera reforçar a segurança consoante as tuas possibilidades (portão mais resistente ou com duplo sistema de trinco, câmaras de videovigilância - mesmo que sejam falsas -, cadeado de boa qualidade.
  • Se deixares a bicicleta numa garagem comunitária ou mesmo em espaços públicos, nesse caso é mesmo essencial optar por sistemas de boa qualidade: substituir os apertos rápidos das rodas por apertos mais complexos, fazer o mesmo no aperto do espigão de selim, comprar um cadeado de boa qualidade e apoiar sempre o cadeado num local realmente fixo, resistente e, sobretudo, que tenha alguma vigilância (evita becos, zonas pouco iluminadas ou pouco frequentadas por pessoas).
  • Já existem sistemas antiroubo sonoros, portanto pesquisa no mercado e pondera adquirir um destes (garantimos-te que o ruído é realmente elevado e se não demover o indivíduo que está a roubar, pelo menos vai deixá-lo com uma valente dor de cabeça).
  • Se guardas a tua bicicleta numa garagem, por exemplo, aguarda que o portão feche na totalidade. Os "amigos do alheio" estão sempre a estudar os seus potenciais alvos e os seus hábitos, portanto se adotares uma atitude defensiva, poderás ser considerado um alvo não prioritário.
  • Evita publicar nas redes sociais muitas fotos da tua bicicleta e do local onde vives. E nas aplicações de treino, oculta o ponto de partida e de chegada, caso saias de casa a pedalar.
  • Numa deslocação, caso pares para ir a um café ou algo parecido e deixes a bicicleta no exterior, evita deixá-la longe do teu campo de visão. E se por algum motivo estiveres sozinho e tiveres de ir à casa de banho, pede a alguém que esteja perto da bicicleta (e que aparente ser alguém confiável) para estar de olho nela alguns segundos. Oferece-lhe um café no final, como gesto de agradecimento. Também podes deixar o capacete preso entre a roda e a forqueta, isto dificulta o roubo. Também podes colocar a corrente na cremalheira grande e nos carretos pequenos, ficando com uma desmultiplicação muito pesada, o que para um ladrão será um grande empecilho. 
  • Evita deixar na bicicleta o GPS, telemóvel ou outro objeto valioso enquanto não estiveres ao pé da bicicleta. São aparelhos muito apatecíveis para os ladrões. 
  • Se no final de um passeio ou prova tens de ir ao pódio, ou tomar banho ou mesmo almoçar com os amigos, evita deixar a bicicleta no carro. 
  • Se comprares uma bicicleta em segunda mão, certifica-te de que a mesma não é roubada (pede fatura ao comprador original, fotografias dessa pessoa com a bicicleta ou prepara uma declaração de compra e venda com os dados do BI). Comprar uma bicicleta roubada é um delito, portanto deves ter isto em conta. Além disso, se alguém está a vender uma bicicleta a um preço muito inferior ao preço de mercado, deves ficar de pé atrás. 
  • Caso tu sejas o vendedor de uma bicicleta e para evitar que um desconhecido interessado em comprar a tua bicicleta a roube quando a vai experimentar, podes pedir-lhe o BI ou o telemóvel (o qual guardarás enquanto ele experimenta, devolvendo posteriormente). Essa transação deve ser feita num local público, com videovigilância ou, pelo menos, com pessoas perto (preferencialmente leva um amigo contigo). Nunca faças este tipo de negócios num local isolado ou de noite. E estranha se o comprador chegar no automóvel de alguém que supostamente se tem de ir embora. Ele pode estar parado em algum lado à espera que o roubo seja feito. 
  • Há ainda um truque extra: colocar um cadeado muito pequeno na corrente (isto vai bloquear a transmissão). 

 

Etiquetas:

Relacionados