A ideia de ficar com os pés presos nos pedais automáticos e agravar os efeitos de uma queda pode ser agoniante, mas em muitos casos podemos solucionar isto ao usar pedais de plataforma. Estes pedais são muito mais seguros neste aspeto, pois permitem-nos saltar e deixar a bicicleta para trás ou colocar o pé no chão muito mais rapidamente, evitando assim uma queda ou minimizando as consequências.
Mas é necessário saber andar com eles e, salvo se costumas fazer descidas a ritmo da Taça do Mundo, onde devido à elevada velocidade e dificuldade é sempre melhor ter os pés bem presos nos pedais automáticos, para Enduro, Trail ou All Mountain, são recomendáveis.
DICAS E TRUQUES
- Estes pedais têm pinos que ajudam a manter a aderência na sola dos sapatos, mas também podem ser um perigo para as nossas canelas. Sugerimos usares proteções, pelo menos no início. Quando te habituares, vais ver que não precisas mais delas.
- Deves baixar os calcanhares, assim ganhas aderência nos pedais e as descidas serão feitas em segurança.
- Em saltos, eleva ligeiramente os calcanhares para que a bicicleta "acompanhe" o teu movimento. Além disso, o objetivo é que os pés não percam o contato com os pedais.
- Usa sapatos específicos para pedais de plataforma. Não uses ténis de caminhada ou de corrida, pois o efeito será nulo.