Dicas e Truques

Como substituir a cablagem interna da bicicleta

Atualmente, praticamente todas as bicicletas de gama média e alta já possuem cablagem interna. Esta característica dá um aspeto bastante limpo à bicicleta, mas quando chega a hora de fazer a manutenção, como a substituição da cablagem ou dos travões, são necessárias mais ferramentas e um pouco de paciência. Felizmente existem kits bastante baratos que facilitam todo o processo. 

Iván Mateos / Fotos: Cesar Cabrera

2 minutos

Como substituir a cablagem interna da bicicleta

A evolução das bicicletas nos últimos anos foi gigantesca. Travões de disco, eletrónica, cablagem interna e medidores de potência são apenas alguns dos exemplos das novas tecnologias usadas nas nossas bicicletas todo o terreno. No caso da cablagem interna, tornou-se um fator quase "obrigatório" nas bicicletas de gama média e alta, sobretudo devido ao aspeto estético. No entanto, representa mais trabalho - e paciência - quando temos de substituir a cablagem ou mudar os travões. Felizmente, atualmente existem ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa e que são bastante baratas. 

FERRAMENTAS

1. Chaves Allen. Se tiveres uma transmissão Shimano vais precisar delas e se tiveres SRAM, então vais precisar da Torx 25.

2. Alicate corta cabos. Este tipo de alicate serve para cortar cabos de aço ou mangueiras.

3. Alicate tradicional. Serve para ajudar a criar tensão no cabo.

4-6-8. Kit de cablagem interna. Inclui a mangueira, o cabo, os topos e os terminais. 

5-7. Kit com íman de cablagem interna. Neste caso é da Parktool. Tem ímans e facilita a passagem dos cabos ou mangueiras pelo interior do quadro. 

10. Zipties. Se o teu quadro utiliza braçadeiras para segurar a mangueira do travão na escora, vais precisar de uma ou duas. 

 

PASSO A PASSO…

1. Desmonta o cabo do desviador e repara bem por onde passa. Vais precisar de replicar essa passagem do cabo quando instalares o novo. 

2. Localiza no manípulo a tampa que protege a entrada do cabo e abre-a.

3. Se não tiveres o carreto pequeno engrenado não conseguirás retirar ou colocar o cabo do manípulo, por isso, antes de avançares, coloca a mudança no carreto pequeno. 

4. Liberta a mangueira que queres substituir (a das mudanças ou a do travão) e corta a braçadeira ou liberta os topos. 

5. A guia tem na extremidade uma rosca. Introduz essa rosca na mangueira antiga, mais precisamente na extremidade que sai pela direção do quadro. 

6. Neste caso a mangueira usada só percorre o interior do tubo diagonal. Durante a sua saída, puxa a extremidade para que saia tudo, até aparecer a guia. Essa guia costuma ser muito comprida, por isso tenta sempre que fique um pouco na parte superior do quadro. 

7. Agora fazemos o mesmo, mas ao contrário. Agarra na mangueira nova, já devidamente cortada (com a mesma medida da que retirámos), enrosca a guia numa extremidade e começa a introduzi-la pela parte inferior do quadro, puxando suavemente a guia pela parte superior.

8. Por vezes, a guia solta-se (se puxarmos com muita força) e em outras ocasiões é difícil fazer com que a mangueira passe no interior do quadro porque choca com outros cabos ou mangueiras. Neste caso podemos usar a guia magnética (ou íman), fixando-a na extremidade da mangueira. 

9. Essa guia entra dentro do quadro e com o outro íman tens de encaminhar magneticamente através da parte externa do quadro. Resulta e parece magia!

10. Agora que a mangueira nova já está colocada, fixa-a ao quadro (escora com as braçadeiras). Coloca os topos novos e insere o cabo novo (começando pela manete).

11. Esta parte é muito importante: colocação do cabo no desviador. O cabo deve seguir o caminho correto, tal como vês neste SRAM. Não te esqueças de o prender ao parafuso delienado, tal como aparece na imagem, ou seja, pela parte superior. Se não for feito desta forma, as mudanças nunca vão entrar bem. 

12. Corta o cabo a cerca de 3 cm da saída, depois protege a extremidade com um terminal. Agora só falta que o cabo e a mangueira assentem bem e depois basta afinar as mudanças. 

Etiquetas:

Relacionados